Compartilhe este texto

Deputado diz que presidente do TCE dá lição de ética ao anunciar licença

Por Portal Do Holanda

28/11/2013 15h58 — em



Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Belarmino Lins, o presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, “dá verdadeira lição de ética ao anunciar sua licença do cargo em junho de 2014, período em que ocorrem as convenções partidárias”. Josué Cláudio de Souza Filho é pai do deputado Josué Neto, atual presidente da Aleam, que disputará a reeleição no próximo ano.

Segundo Belarmino, ao antecipar para a imprensa o seu afastamento de sua nova função no TCE antes mesmo de assumi-la, o que acontecerá em 18 de dezembro, Josué Filho não deixa dúvida quanto ao seu comportamento ético, “para não ser acusado de tentar se aproveitar do cargo para auferir vantagens ao filho candidato à reeleição”.

De acordo com o deputado peemedebista, a atitude do novo comandante do TCE já era esperada, inclusive por sua biografia política construída em cima de três mandatos de deputado estadual e o exercício da presidência da Assembleia Legislativa. “Eu tive a honra de ocupar o cargo de segundo secretário da mesa diretora no momento em que ele presidiu o Poder Legislativo no biênio 1991/92, e sei do seu caráter íntegro e da sua postura ética”, discorreu.

Em apartes, os deputados Marcos Rotta, José Ricardo Wendling, Wilson Lisboa e Sidney Leite também desejaram boa sorte a Josué Filho e destacaram o desempenho exemplar do conselheiro Érico Desterro à frente do TCE no presente biênio, mas não se esqueceram de cobrar da Assembleia a votação de projeto de lei, oriundo do TCE, que acaba com o dispositivo do “efeito suspensivo”, usado por muitos prefeitos e ex-prefeitos para escaparem de sentenças determinadas pelo TCE. O projeto tramita há um ano no Legislativo e foi reclamado pelo próprio Josué Filho em sua primeira  fala à imprensa após ser eleito sucessor de Érico Desterro na corte estadual de contas.

Foto: Danilo Mello/Aleam
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: 2014, Aleam, belão, belarmino lins, eleição, Josué Filho, josué neto, TCE

+