Compartilhe este texto

Festival usa arte para explicar como aconteceu fim da Escravidão no Amazonas

Por Portal Do Holanda

08/07/2019 21h22 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus / AM - O Festival Cultural Por Dentro da Abolição da Escravidão no Amazonas, chega a sua terceira edição nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 8h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Zona Oeste.

Criado em 2017, o festival tem como objetivo evidenciar a herança deixada pelos negros após a abolição da escravidão no Amazonas, no dia 10 de julho de 1884. Ao todo, 77 performances compõem a programação do evento, distribuídas em cinco categorias: poesia, música, dança, teatro e mostra de cartazes.

A preparação do evento contou com seletivas de alunos dos ensinos Fundamental (1 e 2) e Médio da rede estadual para compor a programação do festival.  O evento contará com apresentações artísticas de pelo menos mil alunos da rede estadual de ensino. Ao final serão avaliados por um júri que escolherá três vencedores de cada grupo. Os estudantes selecionados receberão troféus, medalhas e certificados de participação.

De acordo com o assessor pedagógico e professor da Seduc-AM, Ciro Braga Dantas, o festival é de extrema importância nos campos pedagógico e social porque trabalha temas referentes à diversidade étnica. “Principalmente, [temas] relacionados à população negra no estado. Há uma grande invisibilidade e negação da existência dela no Amazonas, ainda”, completou Ciro.

O evento serve como um trabalho de de arte e cultura com os seus alunos e conscientização sobre a história e luta do povo negro na região.  O festival Por Dentro da Abolição da Escravidão no Amazonas funciona, ainda, como um resgate da História do Estado.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abolição, Amazonas, cultura negra, festival, Manaus, Seduc AM, Amazonas

+ Amazonas