Compartilhe este texto

Tratamento médico-psicológico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual deve ser prioridade, dizem especialistas

Por Portal Do Holanda

22/05/2017 16h06 — em
Amazonas



Manaus/AM- Representantes de órgãos públicos e da sociedade civil defenderam, na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, o fortalecimento de programas voltados ao tratamento médico-psicológico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e de seus agressores como forma de combate e prevenção ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. O tema está sendo debatido no III Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Amazonas, que segue até esta terça-feira, dia 23, das 9h às 13h, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

Realizado pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente (Frenpac), presidida pelo deputado estadual Luiz Castro, o seminário tem como tema "Violência sexual contra crianças e adolescentes, o que fazer para prevenir?" e conta com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Polícia Civil do Amazonas, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Conselho Nacional de Direitos Humanos, além de outras instituições públicas e da sociedade civil que atuam na área.

A juíza titular da Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, Patrícia Chacon, afirmou que o TJAM também tem investido no acolhimento das vítimas de violência sexual como forma de reduzir os traumas causados por esse tipo de crime. Ela destacou a implantação, no ano passado, da sala de depoimento “Anjo da Guarda”, onde a criança e o adolescente são acolhidos em um ambiente lúdico e acompanhados por profissionais de psicologia, que intermedeia as perguntas durante o depoimento. Dessa forma, evita-se que a vítima seja submetida a vários depoimentos e reviva o trauma.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: adolescentes, crianças, violência sexual, Amazonas

+ Amazonas