Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

A Última Floresta: Série fotográfica retrata desmatamento da Amazônia

Publicado

em

Foto: Mateus Belém Foto: Mateus Belém
Foto: Mateus Belém

Manaus/AM - No início do ano passado a drag Uýra Sodoma e o fotógrafo Mateus Belém, começaram as produções da série fotográfica ‘A última floresta’, uma documentação artística sobre o processo de desmatamento na Amazônia. O material começou a ser lançado este mês.

Um trecho da estrada de Iranduba e dois da AM-010 são os cenários das fotos que compõem dois ensaios, um deles tendo o fogo e o outro, a terra pelada como elementos do desmatamento.

Emerson Munduruku, biólogo e artista visual que vive a drag Uýra, explica o processo artístico e de exibição das fotos.

“É a Uýra em interação com o fogo, com a terra pelada. Uma série muito tocante que vem propor um olhar pra esse processo que já é secular na Amazônia e que vem se intensificando, se agravando e destruindo a vida dentro do nosso território. Queremos expor o material de forma contundente na imprensa por entender que, neste momento, é urgente falar sobre o desmatamento.”

Segundo o artista, ‘A última floresta’ chega como uma manifestação em resposta aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e às tentativas do governo de negar o desmate na Amazônia.

“Bolsonaro sempre defendeu agronegócio, agropecuária e mineração em áreas protegidas da Amazônia, é um amigo dos ruralistas. Em prol do agronegócio, o presidente insiste em negar o aumento do desmatamento na Amazônia. Temos que responder enquanto artista, ambientalista, imprensa e sociedade. Ninguém vai negar a realidade que a gente vive.”

Inpe

Munduruku analisa o impasse entre o governo Bolsonaro e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desde maio, o governo vem desmentindo dados oficias do Inpe.

Bolsonaro considerou mentirosos dados recentes divulgados pelo instituto sobre o aumento do desmatamento na Amazônia. Na última sexta-feira, 2, ele exonerou Ricardo Galvão da chefia do órgão. O coronel da reserva da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião foi anunciado como presidente interino do Inpe.

Para o artista e ambientalista, o trabalho realizado pelo Inpe é uma ameaça às políticas ambientais propostas pelo governo em benefício a ruralistas, por isso a instituição vem sendo alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro.

“O trabalho que o Inpe faz é muito sério e reconhecido mundialmente. O instituto divulga dados, e as formas de coleta desses dados, que sinalizam áreas de devastação para que o Ibama fiscalize. O presidente diz que esses dados são mentirosos ou exagerados, desqualificando o trabalho do Inpe sem dizer, por exemplo, que medidas de enfrentamento ao desmatamento eles preveem, que resultados querem alcançar.”

Uýra Sodoma

Uýra Sodoma, entidade em carne de bicho e planta que habita e reflete Manaus, é considerada um dos maiores símbolos de preservação ambiental da atualidade, conquistando repercussão internacional e tendo o trabalho divulgado na mídia francesa, americana e britânica.

Até o dia 30 de outubro, fotografias, vídeos e instalação artística mostram a trajetória da drag queen na exposição ‘Uýra, a árvore que anda’, em cartaz na Galeria do Largo (R. Costa Azevedo, 290 – Centro), com acesso gratuito. Duas fotos da série ‘A última floresta’ compõem a exposição.

 

O uso politico do caso Alejandro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.