Se sabemos a fórmula da água, por que não a produzimos em laboratório?
Imagine se fosse possível acabar com toda a sede do mundo com o uso de um laboratório. A ideia é simples: sabendo a fórmula da água (H2O), cientistas fariam o líquido em ambiente controlado e ele seria distribuído ou vendido às regiões mais necessitadas. E isso é, de fato, possível? Tecnicamente, sim. Mas os custos seriam tão altos, que dificilmente essa seria uma opção.
Segundo o químico Fernando Galembeck, professor da Unicamp, a ciência sabe como pegar dois hidrogênios e uni-los a um oxigênio para formar uma molécula de água. A técnica existe e é conhecida. O problema, está no custo da operação.
Apesar de existir na atmosfera, como o oxigênio, ele está presente em quantidade bem menor no ar. Portanto, a melhor maneira de conseguir hidrogênio é como derivado do refinamento do petróleo. Além disso, a reação de formação da molécula da água é muito perigosa, já que existe liberação de energia.
"Em grande quantidade, haveria uma liberação muito grande de energia. [A reação de formação da molécula] poderia ser explosiva", comenta Amanda Pavão, diretora de projetos da Química Jr. Unesp Araraquara.
De acordo com Galembeck, hoje ainda é mais barato fazer a dessalinização da água ou o tratamento de esgoto (a ponto de deixar a água 100% consumível), do que produzir o líquido em ambiente controlado. "Países como o Kuwait, por exemplo, optaram por tratar a água do mar, e não em produzi-la em laboratório", comenta o químico. (Fonte: UOL)
ASSUNTOS: água, laboratório