Compartilhe este texto

Amazonas vai participar do Congresso de Cidades Digitais em Foz

Por Portal Do Holanda

24/10/2014 13h38 — em
Amazonas



Evento, que será realizado dias 27 e 28 de novembro, reunirá municípios e interessados no uso da tecnologia para melhoria da gestão pública

Representantes de sete Estados brasileiros - PR, GO, AM, RS, SC, PI e RN - já inscreveram-se para o maior evento de cidades digitais do país. O congresso, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), será realizado neste ano em Foz do Iguaçu, dias 27 e 28 de novembro, e tem como tema "Transformando Municípios em Cidades Inteligentes".

O diretor da RCD, José Marinho, atribui o grande interesse pelo assunto às necessidades das prefeituras em "atender o cidadão cada vez mais conectado e exigente". "Não existe outro caminho para melhorar a gestão pública e o serviço prestado pelos municípios aos cidadãos se não pelo uso da tecnologia. Sabemos que no país a maioria das localidades ainda está atrasada nesta questão e o congresso foi criado justamente para apresentar aos prefeitos, gestores públicos, vereadores e interessados no tema as possibilidades para iniciar o processo ou aprimorar os projetos de Cidades Digitais em seus municípios, tendo como desdobramento iniciativas que os elevem para Cidades Inteligentes", resume Marinho.

O alto investimento para implantação do Cidade Digital foi outro ponto ressaltado pelos gestores como empecilho. No município de Coari (AM), o projeto está em fase inicial, porém, com recursos provenientes do programa lançado pelo Ministério das Comunicações - Informações da Secretaria de Inclusão Digital, vinculada ao MiniCom, destacam que nesta fase o programa Cidades Digitais vai contemplar 262 cidades com redes de alta velocidade, pontos de acesso à internet gratuitos, capacitação de pessoal e projetos de governança eletrônica. Na próxima etapa, são R$ 201 milhões previstos em investimentos.

De acordo com a gerente de Estatística, Graciete Amaral dos Santos, Coari, de 70 mil habitantes, passa pelo processo de cabeamento da rede de fibra óptica, com previsão do governo federal para término no próximo mês. "A prefeitura utiliza (atualmente) links particulares, mas aqui a internet é muito lenta", conta Graciete, acrescentando que a participação no Congresso pode agregar informações e soluções para o projeto da cidade. Entre os próximos passos previstos da iniciativa, cita ela, estão a interligação dos prédios públicos e distribuição do sinal de internet em determinados pontos públicos. "A nossa intenção é adquirir mais conhecimento e melhorar o projeto na nossa área", finalizou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas