Compartilhe este texto

Atenção primária em saúde aumenta cobertura em Manaus

Por Portal Do Holanda

19/08/2020 11h14 — em
Amazonas



Manaus/AM - A somatória dos investimentos em infraestrutura, contratação e qualificação de recursos humanos, otimização dos processos de trabalho, modernização da gestão e o comprometimento dos profissionais que atuam nas unidades da rede municipal de saúde está resultando no crescimento gradual da cobertura da Atenção Primária em Manaus. Em 2020, o índice saltou de 51,47% em janeiro para 63,69% no mês de junho, o que representa atendimentos básicos de saúde para mais de 1,39 milhão de moradores da cidade.

O mesmo ocorre na cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), que saiu de 39,36% no primeiro mês do ano para 42,99% em junho, saltando de 249 para 272 equipes. Os dados estão disponíveis na plataforma e-Gestor Atenção Básica, na qual constam os dados oficiais da Atenção Básica de todas as cidades brasileiras, e que pode ser consultada no link https://egestorab.saude.gov.br.

“Esse crescimento na saúde em Manaus é resultado de ações integradas e sistemáticas, como ocorre em todas as áreas da nossa administração. No caso da saúde, é necessário considerar que esse desempenho ocorre em um período muito delicado, o da pandemia de Covid-19, que nos forçou a reorganizar os atendimentos como forma de assegurar o cumprimento das medidas de distanciamento social. Crescer nessa situação significa dizer que estamos desempenhando bem a nossa função de ‘porta de entrada’ no Sistema Único de Saúde”, comemora o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Na região Norte, em Belém, a cobertura da Atenção Primária caiu para 39,09%; no Sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, ficou em 47,36%; no Sul, Curitiba fechou em 62,12%; no Nordeste, Salvador em 56,55% e no Centro-oeste, Goiânia teve cobertura de 56,42%.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, entre os avanços que permitiram alavancar a cobertura da Atenção Básica, está a criação da Escola de Saúde Pública (Esap), que atua no âmbito da especialização em Saúde Pública e Programa de Residência Médica de Família e Comunidade. “A Esap contribui tanto para o incremento da cobertura da Atenção Primária à Saúde quanto para a qualificação dos profissionais para atuação nesses serviços”, lembra Magaldi.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Atenção Primária, Prefeitura de Manaus, saúde, Amazonas

+ Amazonas