Compartilhe este texto

Cerca de 23 mulheres morrem todo mês vítimas de câncer de colo de útero no Amazonas

Por Portal Do Holanda

03/05/2024 16h00 — em
Amazonas


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Manaus/AM - Todo mês, cerca de 23 mulheres do estado do Amazonas morrem com o câncer do colo do útero, segundo informa a médica ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira de Melo. 

De acordo com ginecologista, todo ano mais de 200 mulheres morrem com a doença no estado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP-AM), que também demonstra dados que de janeiro a fevereiro de 2024, já morreram 51 mulheres. 

Em entrevista dada ao Portal do Holanda durante o Programa Hora do H, apresentado pelo jornalista Humberto Amorim, Mônica afirmou que apesar da grande incidência dos casos no Amazonas, a doença pode ser 100% evitada através do procedimento de conização. 

"A conização é uma pequena cirurgia que a gente vai tirar a parte do colo do útero que está doente com aquelas inflamações pré-malignas, pré-cancerosas. Ela [procedimento] tira aquela inflamação, evitando que as mulheres futuramente voltem com câncer de colo do útero", disse. 

O procedimento, por sua vez, passará a ser realizado exclusivamente pelo Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), que será anexado à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Ao todo, serão quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos e cursos. A unidade funcionará das 6h às 19h. 

Segundo o governo do estado, a unidade deve ficar pronta até o final de julho. Com o novo centro, o número de conizações anuais deve passar de 550 para 1.100.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas