Invasão em área pública no Santa Etelvina é desmontada
Uma área de mais de dez mil metros quadrados, na rua Samambaia, bairro Santa Etelvina, zona Norte, foi desocupada nesta segunda-feira, 27, pela Prefeitura de Manaus. O local era alvo de uma invasão, já com 51 construções – a maioria barracos de madeira, além de outras estruturas demarcando lotes.
A área pública, doada para a Prefeitura de Manaus, possui projeto para a construção de um posto-base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros equipamentos públicos para benefício da comunidade.
A denúncia da invasão em área pública chegou ao Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) em fevereiro deste ano. Desde lá, ocorreram vistorias e fiscalizações, concluindo nesta segunda-feira com a operação de desocupação coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) e a integração de outros órgãos.
Das construções, apenas quatro eram de alvenaria, sendo todo o restante de madeira ou apenas marcações de lotes para futuras ocupações. As quatro famílias identificadas que estariam morando no local foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para cadastro social.
A operação, que começou às 9h desta segunda-feira, se estendeu até o início da noite. Do local foram retirados dez caminhões de lixo e entulho.
Além do Implurb, participaram da ação a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Defesa Civil, Casa Militar, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Polícia Militar/Força Tática.
ASSUNTOS: Amazonas