Siga o Portal do Holanda

Amazonas

PL prevê auxílio-aluguel a mulheres vítimas de violência doméstica em Manaus

Publicado

em

Foto: Reprodução / Pixabay Foto: Reprodução / Pixabay
Foto: Reprodução / Pixabay

Manaus/AM - A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou nesta terça-feira (7), durante sessão plenária, o Projeto de Lei número 222/2020, que dispõe sobre a concessão de auxílio- aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em Manaus. Pela proposta do vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), serão beneficiadas por essa lei as mulheres que se enquadram na situação prevista no inciso III, artigo 23, da Lei Federal 11.340/06 – mais conhecida como Lei Maria da Penha.

De acordo com o PL, a concessão do benefício terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, mediante a avaliação do Poder Executivo.

“O valor do auxílio-aluguel será de até quinhentos reais, por mês, no caso de famílias com cinco membros ou mais”, explicou Gedeão.

Ao justificar a apresentação do projeto, o parlamentar disse que o objetivo principal é aumentar a rede de proteção às vítimas de violência doméstica, garantindo-lhes o direito à dignidade, moradia e segurança.

“Muitas das vezes, as mulheres de baixa renda permanecem em silêncio e não denunciam o crime à polícia, porque não terão condições de sustentar os filhos sozinhas”, afirma o parlamentar.

Na mesma pauta, o plenário deliberou, ainda, o PL número 223/2020, que dispõe sobre a comunicação dos shoppings centers, lojas, supermercados e similares aos órgãos de segurança pública, sobre a ocorrência ou indício de violência contra mulher, criança, adolescente ou idoso, no interior do estabelecimento comercial.

As propostas seguem agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).


Últimas notícias

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.