Compartilhe este texto

Prefeitura monta estratégia de prevenção contra dengue

Por Portal Do Holanda

28/11/2015 11h09 — em
Amazonas



Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus estão em alerta permanente para os sintomas causados pelo mosquito aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, chikungunya e zika vírus. Na segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anuncia o resultado do Levantamento de Infestação por Aedes aegypti em Manaus, o LIRAa. O resultado vai guiar as ações que serão intensificadas pela cidade. 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, qualificou o mosquito como o maior inimigo da saúde pública, hoje, no Brasil e disse que a prefeitura não vai medir esforços para evitar que a transmissão vire epidemia em Manaus, como nos Estados do Nordeste.   

O secretário explicou que apesar da preocupação com o mosquito transmissor, Manaus teve uma redução de 36% nos casos de dengue este ano. Em relação à Chikungunya, Manaus teve cinco casos apenas autóctones, ou seja, estas pessoas adquiriram a doença em outros Estados e não aqui. “E agora com a Zika, o alerta continua. Já temos um caso confirmado e vamos monitorar para que Manaus não tenha casos de microcefalia transmitida pelo mosquito. Vamos vencer essa guerra! O prefeito Arthur Neto orientou para que não medíssemos esforços para acabar com o mosquito”, assegurou Homero.

Esta semana, representantes da Semsa e da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) assinaram nota técnica para a notificação imediata de microcefalia pelas maternidades. Na Maternidade Moura Tapajoz, a única do município, não foi registrado nenhum caso de microcefalia este ano.

O secretário da Semsa afirmou que todo recém-nascido entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico menor que 33 centímetros, ou os menores de 37 semanas com perímetro cefálico aferido ao nascimento menor ou igual que o percentual 3 (dois desvios padrão) serão examinados e monitorados.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas