Compartilhe este texto

Prêmio Jovem Amigo da Criança lança 2ª edição com novidades

Por Portal Do Holanda

24/07/2014 11h19 — em
Amazonas



Estudante de engenharia da UEA ganhou prêmio em 2013

Preocupado com o alto índice de crianças infectadas pelo vírus HIV no Amazonas, o estudante universitário Marcel Siqueira, de 19 anos, desenvolveu uma revista de história em quadrinhos intitulada “Destruindo Vihlões”. A publicação é voltada para crianças soropositivas de 7 a 12 anos de idade e contém informações sobre o uso dos remédios para o controle da doença de forma lúdica e didática. Com isso, as crianças puderam, aos poucos, tornarem-se encorajadas a aderir ao coquetel diariamente.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, até 2012, o número de gestantes infectadas chegava a 1.410, enquanto 530 crianças com menos de cinco anos de idade foram registrados com HIV só no Estado do Amazonas. O projeto desenvolvido por Marcel acontece em parceria com a organização Casa Vhida, localizada em Manaus, que foi a responsável por identificar que a resistência ao uso do medicamento era o maior problema enfrentado no tratamento das crianças que consideravam o gosto da medicação ruim.

A atitude simples e criativa do estudante conquistou os jurados da 1ª edição do Prêmio Jovem Amigo da Criança, da Fundação Abrinq – Save the Children, em 2013. Marcel, que cursa engenharia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou o primeiro lugar do Prêmio e recebeu incentivos para continuar a ser um jovem transformador: um voucher no valor de R$ 2.500 para ser consumido nas lojas ou no site Saraiva e um curso de Gestão de Projetos Sociais da INK Inspira.

Em 2014, o Prêmio entra na sua segunda edição e jovens de 18 a 30 anos, que queiram fazer a diferença na vida das crianças, assim como Marcel, podem inscrever seus projetos do dia 28 de julho ao dia 22 de agosto no site www.jovemamigo.org.br. A intenção é, mais uma vez, incentivar o protagonismo social do jovem na realização de projetos que priorizem a garantia de direitos da criança e do adolescente.

A edição 2014 traz novidades como a criação de duas categorias: Primeiros Passos e Amadurecimento. A primeira voltada para projetos sociais que estejam no plano da ideia, mas aspiram serem colocados em prática. Já a categoria Amadurecimento, contempla projetos que já estejam em andamento há pelo menos seis meses, aspirando consolidação e expansão.

Na primeira etapa, os projetos passarão por uma triagem técnica para definição de cinco finalistas de cada categoria. Os dez finalistas ganharão uma imersão exclusiva durante um fim de semana, participando de atividades sobre otimização de negócios sociais, motivação para mudanças e inovações e engajamento juvenil.

Após a imersão, os grupos finalistas de cada categoria irão desenvolver planos para o aprimoramento de seus projetos e deverão apresentá-los no dia do evento final do prêmio, em dezembro. Os prêmios para o 1º lugar de cada categoria são: troféu de reconhecimento, voucher para compras, um curso de Gestão de Projetos Sociais da INK Inspira e uma viagem para visitação a uma unidade da América Latina da Save the Children, organização social representada pela Fundação Abrinq no Brasil. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas