Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Razões pelas quais a aveia é um dos alimentos mais saudáveis

Publicado

em

Foto: Pixarbay Foto: Pixarbay
Foto: Pixarbay

A aveia está entre os grãos mais saudáveis que existem. Ela é livre de glúten e uma ótima fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Estudos mostram que a aveia e o mingau de aveia promovem vários benefícios para a saúde. Entre eles estão a perda de peso, queda nos níveis de açúcar no sangue e redução no risco de doença cardíaca. A aveia é rica em carboidratos e fibra, mas também em proteína e gordura do que a maioria dos grãos. Ela é repleta de vitaminas e minerais como o manganês, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco, B1, B5 e B9. A aveia é rica em antioxidantes e compostos benéficos chamados de polifenóis.

O mais notável é um grupo único de antioxidantes chamados de avenantramidas. Elas podem auxiliar a diminuis os níveis de pressão arterial artravés da produção de um vasodilatador natura, o oxido nítrico. Além disso, elas podem ter efeitos antiinflamatórios e antialergênicos. A aveia é rica em uma fibra chamada de beta-glucana, a qual auxilia na redução dos níveis de açúcar e colesterol no sangue, promove a bactéria intestinal saudável e aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar na perda de peso. Além disso, ela retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a produção do hormônio da saciedade, o PYY.


A aveia coloidal ou mais fina é utilizada para tratar pele seca e com coceira. Ela pode ajudar a aliviar sintomas de várias condições de pele como o eczema. Algumas pesquisas sugerem que a aveia pode prevenir a asma em crianças quando estas são alimentadas quando mais novas com a aveia. Estudos indicam que o grão de aveia pode reduzir a constipação em idosos, reduzindo significativamente a necessidade por laxantes.

 

Referência

https://authoritynutrition.com/9-benefits-oats-oatmeal/




Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.