Siga o Portal do Holanda
VIOLÊNCIA NA TV

Alejandro, a desembargadora, Choy, Arthur e a TV Justiceira

Publicado

em

Foi um dia de violência esta segunda-feira em Manaus. E de desconstrução da justiça pela TV. Primeiro ao banalizar uma decisão judicial, que podia ser questionada no espaço adequado, mas nunca atribui-la a um “caminhão de dinheiro”, como disse um apresentador de programa policial. Ou o que afirmou, após a decisão que beneficiava o acusado cair, que “nem toda justiça é comprada”.

Segundo, porque  há  uma violência difusa que instiga o ódio, que materializa a inveja sobre quem tem  o carro da melhor marca, quem tem o melhor advogado, casa com piscina, ou é  filho de uma autoridade.

Não foi Alejandro Molina o grande derrotado nesta segunda-feira, nem sua mãe, a primeira dama Elizabeth Valeiko, nem seu padrasto, o prefeito Arthur Neto,  nem seus advogados. Foi a forma de conviver bem em sociedade, de respeitar uma decisão judicial,  de prosperar com o trabalho, de buscar meios de comprar o melhor carro - o Jaguar que conduziu Alejandro do aeroporto para a delegacia, veiculo que pertence ao advogado  Marco Aurelio Choy, presidente da OAB. Choy não pode ter um Jaguar?

Independentemente do crime cometido - que pode, em tese - as investigações continuam - ser atribuído a Alejandro, o que se viu foi uma permanente e abusiva instigação ao ódio de parte  da imprensa televisiva.

É preciso um marco para regular esses programas policialescos.  Não é censura, é comedimento, respeito, limites que eles não têm, embora  vendam  a ideia de uma isenção cujo significado desconhecem.

Não estamos defendendo Alejandro, estamos defendendo princípios de equidade, justiça, liberdade com responsabilidade. Estamos defendendo que a TV seja um espaço  aberto não para pregar a violência, mas  para disseminar valores.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.