Compartilhe este texto

Juízes do TRE contribuem para aumentar confusão em torno do que é certo ou errado no processo eleitoral


Por Raimundo de Holanda

22/08/2018 20h11 — em
Bastidores da Política



Numa sentença um juiz diferencia “pedido expresso de voto, de pedido explícito de voto”, beneficiando um candidato nas redes sociais. Noutra, o TRE proíbe o serviço on line de exames de saúde da rede pública, por caracterizar propaganda institucional, prejudicando a população.

É uma mostra de que a confusão eleitoral afeta não só a cabeça do eleitor, mas também daqueles que são responsáveis por manter a legalidade e a sanidade do processo.

As proibições e permissões já não são mais determinadas pelo que manda a lei, mas pelas interpretações múltiplas da lei. Até os políticos estão confusos e começam a ‘bater cabeça’.

 PLANO DE MÍDIA

Amanhã às 16h ocorrerá na sede do TRE-AM a reunião destinada à elaboração do plano de mídia para as eleições de 2018, com representantes de partidos e coligações, bem como de emissoras de rádio e televisão. Será gravado e transmitido ao vivo do Plenário, no Youtube.

CARIMBANDO CANDIDATURAS

Da mesma forma que vem acontecendo no cenário nacional, aqui o jogo da eleição se resume a disputar a vaga de adversário do candidato que lidera as pesquisas, no segundo turno. A desunião da esquerda praticamente ‘carimba’ os passaportes de Bolsonaro e de Amazonino.

HÉLDER SUBSTITUÍDO

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, os nomes indicados pelo governo estadual para formarem o Conselho Consultivo da Fundação Alfredo da Matta.

@@@

Apontado para o cargo de diretor-presidente do órgão, o dermatologista Francisco Hélder Cavalcante Souza enviou comunicado a Aleam declinando do cargo devido ao período eleitoral. Ele é o primeiro suplente do senador Omar Aziz (PSD).

@@@

A decisão de Hélder foi acatada de forma unânime pelos deputados estaduais, que agora aguardarão o envio de um novo nome para substituí-lo por parte do governador Amazonino Mendes.

GABINETE DO VICE TRANSFERIDO

O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) transferiu para a Casa Civil os direitos e obrigações de responsabilidade do Gabinete do Vice-Prefeito. O gabinete agora está vazio com a licença de Marcos Rotta (PMDB) que assumiu a Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). 

CONTRATO REDUZIDO

O Governo do Amazonas reduziu o valor da consultoria de segurança representada pelo escritório Giuliani Security & Safety de R$ 5,6 milhões para R$ 4,3 milhões. A medida visa manter um equilíbrio econômico-financeiro do contrato. O extrato de alteração foi publicado no Diário Oficial do Estado. 

DEMISSÃO SERVIDORES INVESTIGADA

A possível pratica de conduta vedada na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) com a demissão de servidores públicos está sendo investigada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Um Procedimento Preparatório Eleitoral foi instaurado pelo procurador da República Thiago Augusto Bueno, em portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal (MPF) de quarta-feira (22).  

Siga-nos no

ASSUNTOS: candidatos-ao-ogoverno, Eleições 2018, justiça-eleitoral

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.