Compartilhe este texto

Disputa por vaga de desembargador no Amazonas revela os mesmos vícios da política tradicional


Por Raimundo de Holanda

19/05/2018 17h53 — em
Bastidores da Política



O que não deveria ser uma campanha política, mas uma campanha por valores éticos, morais e jurídicos, descambou para a disputa eleitoral com todos os vícios da política tradicional. A disputa pelo vaga da OAB no colégio de desembargadores expõe as mazelas da eleição direta. E ao final, seguramente, não será o melhor currículo que vai contar, mas o peso da política, essa política que a OAB condena, mas que os candidatos a desembargador não cansam de  imitar 

 QUINTO AMEAÇADO

A ação judicial do advogado Marcelo Rivas, pedindo a suspensão da eleição do Quinto Constitucional da OAB-AM para vaga de desembargador está sob a análise da juíza federal Jaiza Fraxe, que pode se manifestar a qualquer momento. Rivas aponta abusos de candidatos nas redes sociais na disputa eleitoral.

SILVIO COSTA

Com dois pedidos de impugnação à sua candidatura, o advogado Silvio Costa conseguiu que ambos fossem indeferidos, julgados improcedentes por unanimidade pela Comissão Eleitoral.

NAS PORTAS DO MP-AM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), baterá as portas do MP-AM, na manhã de segunda-feira (21) para entregar cópias de todos os contratos de sua gestão que o órgão quer investigar. Mas para investigar são  necessários indícios de irregularidade, que no caso não há, segundo o presidente da Câmara.

PAÍS DE ANALFABETOS

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, mostra que o Brasil continua sendo um país de analfabetos. Os números diminuíram pouco entre 2016 e 2017. Atualmente, o Brasil soma 11,46 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade que não sabem ler ou escrever um bilhete.

FNO EM DEBATE

O Corecon-AM colocou em debate ontem pela manhã, na sua sede, o fundo FNO, vinculado ao Ministério da Fazenda com os recursos administrado pelo Basa. Trata-se do fundo federal mais importante para o desenvolvimento da região, mas que tem sido pouco usado por investidores locais.

Siga-nos no

ASSUNTOS: oab-AM, quinto constitucional

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.