Siga o Portal do Holanda

Noticiário da TV é tóxico e está levando pânico à população

Publicado

em

Resumo da Coluna

  • Que temos que ficar em casa e aderir ao isolamento social por período indeterminado, todos sabem que é uma medida preventiva, necessária e eficaz. Mas o noticiário excessivo e opiniões contraditórias. às vezes pitorescas de certos “especialistas”, apenas inoculam pânico na população.

É  difícil ficar frente à TV. São tantos os especialistas  em coronavírus traçando cenários  espantosamente assombrosos, que o pânico se instalou  no consciente de cada um de nós. Há um excesso de impressões, de opiniões e desinformação, mesmo nos veículos que se gabam de primar pela verdade. Uma falta de bom senso  e de limites, que desperta não a consciência coletiva sobre o isolamento, mas o pavor, o medo, a perspectiva de que não teremos futuro.

Tudo em excesso faz mal, inclusive a informação, permeada de subjetividade e altamente tóxica,  como a que vem sendo praticada pelos telejornais das grandes redes de televisão.

Que temos que ficar em casa e aderir ao isolamento social por período indeterminado, todos sabem que é uma medida preventiva, necessária e eficaz. Mas o noticiário excessivo e opiniões contraditórias.  às vezes pitorescas de  certos “especialistas”, apenas inoculam pânico na população. E isso é ruim, porque pânico e  sentimento de responsabilidade com a saúde do outro não combinam.

O primeiro leva a medidas  irracionais e até suicídio, como já ocorreu. O segundo inspira o sentimento de cidadania - este sim, fundamental para o êxito das medidas de isolamento social como as que vêm sendo sugeridas pela Organização Mundial de Saúde e adotadas em todo o mundo.

MÉDICOS ADOECEM EM MANAUS

ATENÇÃO: cerca de 20 profissionais de saúde estão afastados dos hospitais de Manaus por suspeita de terem contraído o coronavírus. Resultado da falta de equipamentos de proteção. Se os médicos e enfermeiros, que estão na linha de frente da batalha contra o vírus, não dispõem de equipamentos básicos para se protegerem, os pacientes  disporiam da estrutura necessária para serem minimamente  tratados?

Os respiradores utilizados em pacientes graves estão sendo esterilizados de forma adequada para uso em novos pacientes ?

Quando se fala em cuidado com a higiene - lavar as mãos, usar álcool gel pela população, é de se esperar que o Estado faço sua parte na prevenção de quem trabalha para deter a pandemia nos hospitais, e  que zele  pela  integridade e tratamento de  pacientes  que contraíram a doença.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.