Siga o Portal do Holanda

Invasões em Manaus: Da irmã Helena aos senhores do tráfico

Publicado

em

As invasões em Manaus nos anos 80 tinham um pouco do idealismo socialista - a terra teria que ser compartilhada com todos, pelo direito a moradia digna.  Surgiram personagem como irmã Helena e todo um exército de jovens engajados na Pastoral da Terra, com apoio da Igreja católica. A sociedade acabava sendo mobilizada por esse espírito de solidariedade com os mais pobres e sem teto. Hoje a igreja encolheu, os tempos são outros. Restou um grande vazio - o Estado sempre ausente, a igreja menor do que era - e o tráfico viu nas favelas um meio de criar um grande exército  de homens e mulheres dominados pelo medo.

São milhares de pessoas submissas à vontade do chefe do tráfico.Da obediência depende a permanência na casa, o direito de circular e trabalhar fora do bairro,. É assim no Monte Horebe e em outras invasões, como o Cidade das Luzes.

A Polícia faz o que pode - alguma pirotecnia para passar a impressão que não faz nada.

Aqui e ali surgem informações de que o Ministério Público e a Polícia Federal têm provas de que oficiais da Polícia Militar do Amazonas se envolveram com o tráfico. Mas fica  nisso. Nenhuma providência, como se o tráfico de drogas tivesse espalhado seus tentáculos sobre  toda a estrutura legal que faz a base de um estado democrático, livre, com cidadãos usando o direito de trabalhar, de construir, de estudar e se orgulhar da terra onde vivem. Uma estrutura legal que parece amedrontada e se desfazendo...


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Leia a Bula - Entrevista com o prof. DANIEL HOFFMANN / Saúde dos Pets


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.