Compartilhe este texto

Manaus espera uma campanha limpa, mas ambiente ainda é de mágoa


Por Raimundo de Holanda

05/08/2016 23h15 — em
Bastidores da Política



Uma campanha limpa. É o que se espera dos candidatos a prefeito de Manaus. Mesmo com as divisões de última hora, nas quais aliados se transformaram em adversários, uma campanha é festa, não guerra. A arma é a palavra, ou a ideia, ou o programa, ou a experiência de quem governa contra a vocação de quem não é governo, mas tem metas e sonhos.. Não é um ambiente de destruição de biografias, mas de construção de um tempo de oportunidades.

Nenhum dos candidatos pode  esquecer suas raízes partidárias, nem os parceiros de ontem. Por isso o respeito é essencial, mesmo num ambiente  ainda confuso, contaminado por mágoas a ações mal explicadas. (RH)

DOIS LADOS

As convenções que no passado eram festejadas o dia todo, ontem ficaram para o início da noite, e não por causa da abertura das Olimpíadas do Rio. Depois da reviravolta protagonizada pelo rompimento do prefeito  Arthur Neto com o senador Omar Aziz,  muitas conversas e acertos políticos precisaram ser iniciados e fechados em apenas dois dias. Isto porque o mundo político local passou a ter apenas ‘dois lados’, o de Arthur com dois caciques e o do senador Omar Aziz, com três caciques. Surfando entre as raposas, Marcelo Ramos acabou se transformando no ‘menino de ouro’ do ‘novo grupo’ e  ontem mostrou que tem personalidade forte:  só no último momento fechou o nome do vice.

O VICE CONFIRMADO

Em coletiva no início da noite, o nome de Josué Neto foi anunciado na chapa ‘abençoada’ por Omar, Alfredo e Pauderney. Afora, serão dois grupos fortes disputando ‘por uma cabeça’ a corrida eleitoral, com vários grupos menores tentando forçar um ‘azarão’ para chegar ao segundo turno.

CORRERIA

No último dia do calendário eleitoral para as convenções partidárias, nove siglas fizeram seus encontros para homologar os candidatos para a majoritária e proporcional. Na correria da sexta-feira estiveram em campo o PMDB, o PSDB, PRB, SDD, REDE, PDT, PCB, PMN e PROS, em horários que começam às 9h e até às 18h.

HENRIQUE SEGUE COM PRTB E PMB

O PROS do governador José Melo fez a sua convenção sozinho, apenas para ‘arrumar’ a documentação dos seus candidatos a vereador. A provável aliança com o SDD do vice-governador Henrique Oliveira não  ‘encaixou’ no dedo. Desta forma, mesmo com o comando do governo estadual, o partido ficou de fora das articulações para a disputa municipal.  Henrique caminhará na eleição majoritária com os pequenos PRTB e PMB.

CASTRO ARMA A REDE

Na sexta-feira de rearrumações nos bastidores, a candidatura do deputado Luiz Castro pela Rede Sustentabilidade, confirmada na convenção do partido no Bosque da Ciência do Inpa, conseguiu finalmente emplacar uma aliança com o PMN do pré-candidato Chico Preto, que desistiu para que o partido indicasse um candidato a vice de Castro. Os dois políticos, que na Assembleia Legislativa mantiveram posicionamentos semelhantes em oposição ao governo, foram capazes de ajustar seus projetos num projeto único com maior densidade eleitoral.

HISSA COM ADJUTO

O candidato Hissa Abrahão conseguiu trazer a Manaus o líder nacional do PDT, Carlos Luppi, para oficializar sua candidatura a prefeito , com uma novidade: o deputado Adjuto Afonso, recém-ingressado no partido, foi anunciado e confirmado vice na chapa. Afonso, que é um deputado tipicamente interiorano acredita que sua atuação em Manaus na área do micro empreendedorismo  dará corpo à campanha de Hissa rumo à prefeitura.  

SILAS E AMADEU

Correndo por fora do mundo político, Silas Câmara reuniu o mundo evangélico no Pará Clube, na Avenida Max Teixeira para confirmar sua candidatura a prefeito de Manaus, tendo como companheiro de chapa o Cel. Amadeu Soares. Silas que entrou na disputa no ‘arco de alternativas’ do senador Omar Aziz, e chegou a dizer que só se Omar fosse candidato desistiria da disputa, confirmou na convenção que a candidatura é pra valer e o objetivo primeiro é chegar no segundo turno.

Siga-nos no

ASSUNTOS: bastidores, ELEIÇÕES 2014, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.