Compartilhe este texto

MPF apura “fugida” de funcionários da Suframa em horário de expediente


Por Raimundo de Holanda

03/03/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



Denúncias de que  funcionários da área  jurídica da Superintendência da Zona Franca de Manaus  estariam se ausentando do trabalho  para exercer advocacia privada estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal.  A informação  chegou ao MPF através de servidores da própria Suframa, incomodados com a cara lisa dos colegas que comparecem cedo à autarquia, mas desaparecem durante o expediente. O   Procurador da República, Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros,  determinou a abertura de  inquérito civil público para apurar o caso.

 Negócios com a União Européia

O prefeito Artur Neto está confiante na abertura de novos negócios com empresários europeus na Zona Franca de Manaus. Ontem ele recebeu a chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Baptista Zacarias, com quem falou sobre o interesse mundial pela Amazônia e a possibilidade de atrair capital europeu para investir no PIM. O encontro serviu como prévia da visita dos 28 representantes da EU ao Amazonas, marcada para o mês de maio, quando será possível mostrar aos investidores as vantagens de investir em Manaus promovendo a sustentabilidade da floresta amazônica.

 O adeus de João Braga

Ontem o Amazonas perdeu um dos últimos políticos da “velha guarda”, o ex-senador João Braga Júnior . Durante os 17 anos de sua carreira política, de 1962 a 1979, João foi defensor  ideológico do regime militar. Chegou a ser indicado para governador do Estado, em 1979, mas no último momento o presidente   João Figueiredo  optou por José Lindoso, então vice-presidente do Senado.

Processos na Pauta do TRE

Duas representações da coligação Renovação e Experiência, liderada pelo atual ministro Eduardo Braga na campanha de 2014, contra o governador José Melo e seu vice, Henrique Oliveira, entre outros, devem ser julgadas nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Os processos têm os números 1865-53.2014.6.04.0000 e 1947-84.2014.6.04.0000 

Silas é rebatizado

Em edital assinado pelo juiz da 17ª Zona Eleitoral de Humaitá, Jefferson Galvão de Melo, que trata do descarte de material apreendido na campanha de 2014, o deputado Silas Câmara (PSD) foi rebatizado. Ali ele é chamado de “Silas Câmera”. É coisa para fotógrafo.

Faltas Justificadas

Na última, das 11 reuniões realizadas pela Aleam em fevereiro,  deixaram de comparecer quatro deputados. A deputada Alessandra Campêlo (PCdoB) estava Brasília, assim como o deputado Francisco Souza (PSC), enquanto o deputado Platiny Soares (PV) alegou estar fora do Amazonas em compromisso partidário. O deputado Cabo Maciel (PR) está de licença médica até dia 10 de março.

Turismo no Amazonas

O potencial de turismo do Estado do Amazonas foi lembrado na segunda-feira, 2, Dia do Turismo. Diz ele que vai lutar para transformar o turismo do Amazonas em grande força econômica. Com o legado que a natureza deu à região, só falta o homem fazer a parte dele.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.