Compartilhe este texto

Mulher prefere votar em homens


Por Raimundo de Holanda

03/10/2018 20h30 — em
Bastidores da Política



Apesar da luta por direitos e da  busca do chamado “empoderamento” para superar a “dominação” masculina, as mulheres de um modo geral ainda preferem  ficar em posição secundária quando o tema em discussão é o poder político. A igualdade de gênero  vai ficando cada vez mais distante numa área vital para a superação de desigualdades. Além de representar a maioria do eleitorado - no Amazonas elas são 1,242 milhão  contra 1,186 milhão de eleitores  homens - elas contam com o benefício  de cota especial  do Fundo Partidário, mas poucas se apresentam para ser candidatas. E na hora do voto,  votam em homens…

A única mulher candidata ao governo do Estado do Amazonas, Lúcia Antony, tem pouco mais de 2% da preferência do eleitorado. Para presidente, Marina Silva  não decolou. Para o Senado, pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin continua patinando em busca da segunda vaga. A primeira, já tem dono. O que acontece com as mulheres  na relação com o poder politico é  um enigma. Quando vão despertar ?

FAKE NEWS E PESQUISA

O que mais pode influenciar o voto: fake news ou pesquisa eleitoral? Os dois métodos de informação estão entre as ‘fontes’ mais usadas por eleitores brasileiros nestas eleições gerais. Aqui no Amazonas, ambas sofrem bloqueios sistemáticos na justiça, acionada por candidatos.

CENSURA E MEDO

Candidatos ao governo do Amazonas já  impediram a divulgação de dez pesquisas. Até a eleição mais seis foram registradas, três para hoje, uma na sexta e duas no domingo.

Se vão ser divulgadas ou não, vai depender do ‘cutelo’ de algum juiz eleitoral. Já com as fake news a coisa funciona depois que o mal é feito e o prejudicado recorre à justiça.

SEM MATAR AULA

Quem vai gostar da reta final da campanha são os professores e estudantes da rede de ensino público. Com 267 colégios estaduais (177 em Manaus e 90 no interior) e 233 escolas municipais de Manaus com seções de votação, as aulas param amanhã e só retornam na segunda.

VOTO EM BRANCO

Preocupadas com a polarização e radicalização da campanha eleitoral, grandes empresas nacionais decidiram fazer campanha contra o voto em branco. Marcas como Burger King, Votoratin, GM e o megaempresário Abílio Diniz (Carrefour e BRF) exibiram suas ferramentas.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral  do Amazonas vai instalar, para o pleito deste ano, 573 pontos de transmissão remota dos arquivos de resultados das urnas eletrônicas, dos quais 288 estão em Manaus e o restante no interior. 

TROPAS FEDERAIS 

No total, 27 municípios do Amazonas receberão tropas federais para garantia da ordem no próximo domingo,  dia das eleições. Os municípios são: Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Anamã, Coari, Tefé, Fonte Boa, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Amadura, São Paulo de Olivença, Novo Airão, Autazes, Tabatinga, Atalaia do Norte, Guajará, Santo Antônio do Içá, Japurá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Evan, Santa Isabel do Rio Negro e zona rural de Manaus. 

OS PAPÉIS DO REPASSE?

O procurador da República Bruno Chaves resolveu abrir investigação no Ministério Público Federal para apurar a supostas irregularidades na execução e prestação de contas do Termo de Compromisso para compra de uma lancha escolar média, por R$ 190 mil, para o município de Juruá.

@@@

O ex-prefeito Tabira Dias Ferreira informou que não foi possível prestar contas devido a ele não encontrar os documentos relativos à aplicação dos recursos. A portaria com abertura de inquérito civil foi publicada no Diário do MPF de quarta-feira (3). 

PRAZO ESTENDIDO

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) estendeu por mais 10 dias o prazo para os vereadores proporem emendas à Lei Orçamentária Anual de 2019 (LOA/2019). No total serão 15 dias para elaborarem as emendas e as apresentarem. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS). 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2018, empoderamento-mulheres-

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.