Compartilhe este texto

No foco político de aliados e adversários


Por Raimundo de Holanda

27/01/2015 0h10 — em
Bastidores da Política



Embora não admitam, os grupos políticos já se movimentam em torno de avaliações e algumas ações concretas visando às eleições municipais de 2016. Para quem comanda partidos com cacife para a disputa, este já é um ano pré-eleitoral e o tempo para articulações. Por enquanto o alvo principal das conversas é o prefeito Artur Neto, cujo mandato estará em disputa no próximo ano. Mas Artur não está apenas no foco político de aliados. Adversários, por razões óbvias, atacam visando a desconstrução da imagem positiva do prefeito. O aumento da tarifa de ônibus deve virar “cavalo de batalha”. 

Chico pode perder o PMN

O deputado Antônio Chico Preto pode deixar a direção do PMN. Sem mandato, ele  começa a encontrar  dificuldades para se manter no comando da legenda no Estado.  Embora minúsculo, o  partido vale uma arrouba de boi durante o processo eleitoral. De olho no comando do PMN estão políticos de peso, que já negociam a legenda com seus “donos” em Brasília,

Deus é daqui

Definitivamente “Deus é nortista, talvez do Pará ou do Amazonas”. As chuvas que começam a cair no Sudeste provam isso. Afinal, essa foi  a ajuda do céu pedida pelo ministro Eduardo Braga. A água que caiu ainda não é suficiente para encher reservatórios e acionar turbinas de algumas hidrelétricas, mas há esperança de que afinal não se instaure um apagão no País, afetando casas, indústrias e, como consequência, a produção e o emprego.

 Inflação em alta

Saíram as avaliações dos agentes de mercado, que deverão balizar as projeções do governo para a economia. Inflação em 6,99%, para um crescimento de 0,13% da economia, isso com o maior juro real do mundo (12,5%). E ainda tem o risco iminente de racionamento de energia, que pode custar mais 1 ponto percentual do PIB nacional. Para economistas de “fora” do governo são níveis constrangedores, tendo em vista os níveis recordes de alguns mercados internacionais e do prognóstico de crescimento global de 3,5%.

Reequilíbrio financeiro

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas deve estar fazendo um reequilíbrio financeiro, pois publicou termo de reconhecimento de dívida do exercício de 2014, no valor de R$ 72.520, a favor da empresa JAM Jurídica Editoração e Eventos, que ministrou curso a 40 servidores daquela corte sobre “Reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos”. Pelo visto o pessoal aproveitou bem.

Curtidas & votos

Se fossem votos, as 60 mil curtidas que a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) estava comemorando nesta segunda-feira, 26, em sua página no Facebook, dava para colocá-la lado a lado com o deputado estadual mais votado na última eleição, Josué Neto (PSD), que obteve 60.634 votos.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.