Compartilhe este texto

O CASO ADAIL: Juiz que sentencia sob pressão da opinião pública não faz justiça...


Por Raimundo de Holanda

23/12/2016 0h34 — em
Bastidores da Política



Magistrado que sentencia sob pressão da opinião pública não faz justiça. Participa de uma violência, valida  um linchamento. Foi o que se negou a fazer  o juiz Fábio Lopes Alfaia, da Comarca de Coari, ao decretar a nulidade das provas colhidas pelo Ministério Público do Amazonas que serviram de base para o processo movido contra o ex-prefeito  Adail Pinheiro.

Embora caiba recurso, a decisão do juiz teve uma repercussão inesperada. As entidades que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes qualificaram, em nota, a medida como "repulsiva e intransigente",   em claro e irracional inconformismo, quando o caminho não é o achincalhe da autoridade judiciária , mas recurso a uma instância superior da própria justiça.

Virou rotina criticar medida judicial,  como se a justiça fosse feita de caprichos, preconceitos, interesses partidários e afins.

O juiz viu falhas no processo, inclusive o fato de o réu ter sido investigado à revelia de suas garantias constitucionais,enquanto no exercício do cargo de prefeito. Portanto, a medida é revestida de legalidade, embora eventuais insatisfeitos possam contestá-la, até criticá-la, mas de forma respeitosa. (RH)

LIMITAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

 Com a decretação de ponto facultativo pelo prefeito Arthur Neto, nesta sexta-feira, por conta dos festejos do Natal, a prefeitura de Manaus vai manter em atividade de plantão somente duas unidades de saúde da cidade: a maternidade Moura Tapajóz, na Compensa I, zona Oeste, e o atendimento de emergência do SAMU 192. Os demais serviços ficarão paralisados até a próxima segunda-feira.

GOVERNO PASSA TRATOR NA OPOSIÇÃO

Por 17 votos, de um total de 21 deputados presentes, o líder do governo David Almeida foi eleito novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2018. Com apoio do governador José Melo e de sua base no legislativo, David liderou a única chapa inscrita para a eleição, embora ele próprio tenha disputado o cargo com os deputados Bosco Saraiva e José Ricardo; o vice-presidente eleito Abdala Fraxe disputou com a deputada Alessandra Campêlo, e o secretário geral eleito Sabá Reis com o deputado Luiz Castro. A eleição foi conduzida pelo deputado Serafim Correa, o mais idoso dos deputados que não concorreram a cargos na mesa.

@@@

Com a vitória ontem da sua chapa para presidir a Assembleia Legislativo no próximo biênio, o deputado Josué Neto despediu-se ontem do comando da Mesa, presidindo a votação da última pauta do ano, uma vez que ao retornar do recesso no dia 3 de fevereiro irá apenas dar posse ao novo presidente David Almeida.

ALESSANDRA SURPREENDE

Com a quase aclamação do deputado David Almeida (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa, a disputa eleitoral de ontem no Parlamento Estadual apresentou uma surpresa.

@@@

A deputada Alessandra Campêlo (PMDB) obteve 9 votos contra 14 do deputado Abdala Fraxe (PTN) na luta pela 1ª vice-presidência da Aleam. Se o seu colega de partido, Vicente Lopes, estivesse em plenário, certamente ela teria conseguido 10  votos. Seu desempenho  surpreendeu ...

TIRANDO DO TRABALHADOR

O presidente Michel Temer foi buscar nas contas do trabalhador os bilhões que o governo precisava colocar no mercado, para não ficar comente nos anúncios. E aconteceu depois de uma semana toda de anúncios seguidos que não resultaram ainda em dinheiro circulando. Para isso, o presidente teve de atropelar “a pressa vagarosa” do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, liberando de ‘supetão’ os R$ 30 bilhões do FGTS guardados na Caixa, para saque imediato pelos trabalhadores. Mas a benesse só vai chegar em fevereiro.

Siga-nos no

ASSUNTOS: adail pinheiro, Amazonas, coari, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.