Compartilhe este texto

O duro recado dos deputados ao governador Wilson Lima


Por Raimundo de Holanda

20/04/2020 20h10 — em
Bastidores da Política



Ao aprovar o pedido de intervenção federal na saúde, os deputados do Amazonas  mandaram um duro recado ao governador Wilson Lima. A medida  revela  uma fissura no grupo de apoio ao governo na Assembléia Legislativa.

Embora o pedido aprovado pela Aleam seja baseado em fato que os parlamentares consideram relevante e previsto na Constituição Federal: “grave comprometimento da ordem pública” na área da saúde”, é notório o caráter politico da medida.

A autonomia dos entes federativos é a regra. Exceção é a intervenção, seja por motivo justificado ou não. A intervenção, se adotada, vai suscitar reações muito  fortes e previsíveis, contribuindo para inflar as tensões dos últimos dias.

 O momento é muito delicado: os discursos intervencionistas e autoritários se espalham pelo país e colocam em lados opostos o Executivo e os demais poderes da República.   

Wilson vai ter que se rearticular politicamente para barrar a intervenção. Se  Bolsonaro  intervir na saúde - como querem os 13 parlamentares que votaram sim - colocará as mãos e os pés no governo do Amazonas, o que  tornaria a gestão de Wilson Lima uma das mais breves da história do Estado.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Bolsonaro, COVID-19, intervenção na saúde do amazonas, wilson lima, Coronavírus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.