Siga o Portal do Holanda

Os 'sugar babies' e a Zona Franca de Manaus

Publicado

em

A Zona Franca de Manaus sempre funcionou como sugar mommy. E Foi, por 30 anos, o paraíso  para os sugar babies, jovens ambiciosos que construíram fortunas com importações altamente subsidiadas e parcerias com grandes multinacionais. A generosa senhora oferecia quase tudo - incentivos fiscais, terras no distrito da Suframa  e um poder ilimitado para seus dirigentes.   Aos 51 anos,  está na UTI porque empresários e políticos que se alimentaram das facilidades que o modelo oferecia, não pensaram em um projeto alternativo de desenvolvimento.  O que está ficando como herança são poucas famílias ricas - e se conta nos dedos - um grande número de desempregados e uma cidade favelada, dominada pelo tráfico de drogas.

Reclamam dos políticos atuais - mas eles pouco podem fazer. Poderiam ter feito lá atrás… Reclamam do superintendente da Suframa, mas ele é apenas uma figura decorativa no comando de uma autarquia  em crise.

A defesa da Zona Franca ainda é uma bandeira para os políticos. Mas uma bandeira fora do mastro, surrada pelo tempo e pelo desleixo dos que dela serviram -se e a sugaram.

O problema é que não pode deixar de respirar, porque do nada é tudo o que o Estado tem . O Amazonas   que importa farinha do Pará, tambaqui de Roraima, cheiro verde de Rondônia,  acomodou-se demais …

 


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.