Compartilhe este texto

Eleição direta no Amazonas ainda sob ameaça


Por Raimundo de Holanda

28/07/2017 19h17 — em
Bastidores da Política



O governador David Almeida intensificou ações para mudar a natureza das eleições suplementares no Amazonas. A aposta é que até o dia 2 de agosto o Ministro Ricardo Lewandowski  decida pelo pleito indireto, estabelecendo um novo calendário eleitoral.

Neste caso, os deputados tomariam  o lugar dos eleitores na cabine de votação e escolheriam   o novo governador. É uma possibilidade que ainda preocupa os candidatos em disputa atualmente.

 Quem está com o processo é um ministro polêmico, que já havia decidido em 28 de junho pela  suspensão da eleição, medida anulada pelo ministro decano do STF, Celso de Melo. Mas caberá agora a Lewandowski o julgamento final da ação.

O risco de  um retrocesso é grande, pela imprevisibilidade do ministro…

LULA NÃO FEZ, ZÉ FARÁ

O governo do PT passou 13 anos no poder, inclusive com um amazonense no Ministério dos Transportes, e não resolveu o imbróglio da BR-319. Mas hoje o candidato José Ricardo vai assinar uma carta de compromisso com a pavimentação da estrada.

@@@

Se vencer o pleito, o tempo de governo não vai dar nem para desenterrar a ‘caveira de burro’ que dizem foi ‘despachada’ por lá.

COLIGAÇÂO COBRA O TRE

A coligação “O começo de uma grande mudança”,  do deputado Luiz Castro (Rede), aguarda, desde o dia 8, o TRE-AM julgar pedido de revisão da distribuição do tempo de propaganda na televisão de cada candidato suplementar ao governo do Estado.

ABSURDO A CORRIGIR

Segundo a coligação, o TRE não observou corretamente o número de deputados federais da Rede Sustentabilidade no Congresso Nacional, concedendo a Luiz Castro somente 9 segundos, em vez de 15, para ele aparecer na TV.

FELIPE TEM PRESSA

Encerra neste sábado o prazo de 72 horas fixado pelo TRE para que  Felipe Souza (Podemos), candidato a vice-governador de Rebecca Garcia (PP), apresente à Justiça Eleitoral certidão de boa conduta, provando que é ficha limpa.

ASSUNTO DELICADO

Até agora, os candidatos ao governo do Amazonas passaram ao largo de  um dos mais graves problemas que atormenta  o Estado: o tráfico de pessoas. Conforme a Sejusc, em 2016 quatro mulheres amazonenses foram traficadas para o Suriname.

CORAÇÃO AZUL

Neste domingo (30), Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, uma caminhada encerrará a Semana Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, como parte da  Campanha Coração Azul. A caminhada sairá, às 8h, do Anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, eleição suplementar

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.