Compartilhe este texto

Rede Amazônica usa reengenharia para manter identidade regional


Por Raimundo de Holanda

21/11/2017 21h09 — em
Bastidores da Política



Os meios de comunicação estão passando por mudanças. Das poderosas redes nacionais às suas afiliadas regionais, a transformação é radical diante da necessidade de conter custos e de se manter no mercado. A maior rede de tevê regional, a Rede Amazônica, por exemplo,  inicia a adequação a esses tempos de dificuldades e mexe na sua estrutura amazônica, deixando muitos jornalistas sem trabalho.

Segue o caminho da grande mídia impressa, vencida pela internet. A telinha do celular hoje expressa a liberdade e comodidade de carregar o noticiário no bolso.

E não se pode apontar ‘culpados’ nesse processo. Trata-se, sim, de uma reengenharia social que determina seu curso e seus motivos sem ‘arranjos’ de poder.

É preciso olhar para o futuro de uma forma diferente, com escolhas mais humanas e socialmente mais justas, porque o custo final pode ser a extinção.

AGORA  É COM YARA

O TCE-AM fez ontem mudança geral de comando. Em eleição do colegiado a conselheira Yara Lins foi eleita a primeira mulher a presidir a Corte, em 67 anos de existência. Mário de Melo é o vice-presidente, Júlio Cabral o corregedor-geral e Érico Desterro o ouvidor-geral.

Funcionária de carreira, aos 60 anos Yara Lins chega à presidência com 42 anos de serviços no TCE com uma folha exemplar. Ari Moutinho deixa a presidência para comandar a Escola de Contas.

CPI DA SAÚDE

Se conseguir emplacar a CPI da Saúde, que já tem cinco assinaturas, na Assembleia Legislativa, o petista José Ricardo terá munição para gastar à vontade em sua próxima campanha. Falta acertar com outros colegas que precisam de ‘bala na agulha’ para 2018. 

DEBATE QUENTE

Promete ser alta a temperatura do debate de hoje, na Assembleia Legislativa, envolvendo deputados e os secretários Alfredo Paes (SEFAZ),  Estevão Monteiro de Paula (Planejamento) e Sidney Leite (Casa Civil). Os secretários garantem estar preparados para não deixar o debate descambar para além dos limites da Lei Orçamentária (LOA) 2018.

DEBATE QUENTE

Promete ser alta a temperatura do debate de hoje, na Assembleia Legislativa, envolvendo deputados e os secretários Alfredo Paes (SEFAZ),  Estevão Monteiro de Paula (Planejamento) e Sidney Leite (Casa Civil). Os secretários garantem estar preparados para não deixar o debate descambar para além dos limites da Lei Orçamentária (LOA) 2018.

ATÉ O DIA 29

Começa hoje, indo até o dia 29 deste mês, o prazo para que cada deputado estadual, com um teto de R$ 5 milhões, apresente emendas impositivas à LOA, que deverá ser votada até o dia 21 de dezembro no plenário da ALEAM.

PROMOTOR NO INTERIOR

O  procurador geral de Justiça Fábio Monteiro disse será ágil na designação de um promotor para o município de Juruá. Monteiro disse  que até fevereiro de 2018 todas as comarcas interioranas terão promotores.

“SE LIGA”

A Câmara Municipal de Manaus possui, a partir de agora, o aplicativo ‘Se Liga’ pelo qual o cidadão poderá acessar, em tempo real, as leis aprovadas no Parlamento Municipal, além de poder denunciar descumprimentos, irregularidades ou infrações de leis num link direto com os órgãos competentes.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.