Compartilhe este texto

Vazio de poder


Por Raimundo de Holanda

04/05/2015 22h40 — em
Bastidores da Política



Rebecca Garcia vai assumir a superintendência da Suframa com um desafio político enorme. Resgatar o prestígio de um cargo que já foi no passado o “segundo governo” do Amazonas, especialmente no período militar, quando os coronéis disputavam prestígio nas indicações do general presidente. Dizia-se que no Amazonas o administrador da Suframa dominava a força econômica e o governador dominava a força política. Após a transição democrática o cargo foi perdendo prestígio, à medida que o próprio Planalto esvaziava o poder de decisão do superintendente, culminando com o contingenciamento dos recursos da TAS, que era a fonte de poder político do cargo.

@@@

Um episódio folclórico é marcante desse período, quando o senador José Lindoso, que não era militar, assumiu o governo (1979/82) e na Suframa estava o economista Ruy Lins. Lindoso não se cheirava bem com o superintendente e num evento oficial houve a necessidade de se apertarem as mãos. Foi um gesto mais do que rápido, quase imperceptível, que escapou ao fotógrafo de um jornal local. Timidamente, o profissional resolveu pedir a Lindoso que repetisse o gesto para ele fotografar, mas recebe uma educada negativa: “Aí você já está querendo abusar da minha boa vontade”.

FUSÃO DO PTB E DEM

Analistas políticos acreditam que a possibilidade de fusão entre o PTB, que no Amazonas é dirigido pelo ex-deputado Sabino Castelo Branco, e o DEM, presidido por Pauderney Avelino, são cada vez maiores. Caso a fusão se concretize, quem deve se mudar de mala e cuia para o PDT de Amazonino Mendes é o ministro Armando Monteiro, do Mdic.

Por falar em PDT, na página oficial do partido, na internet, o diretório estadual do Amazonas não aparece.

DEIXARAM DE PRESTAR CONTAS

A juíza da 28ª Zona Eleitoral de Nova Olinda do Norte/AM, Sheila Jordana de Sales, considerou como não prestada  a movimentação financeira partidária, referente ao exercício de 2013 dos seguintes partidos: PEN, PHS, PRP, PSC, PSD, PT, PT do B. A juíza também desaprovou as contas do exercício de 2011 do PCdoB e as de 2012 do  PV, PP e PTN.

LIMINAR CONTRA SEDUC É SUSPENSA

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Alípio Reis Firmo Filho, tornou sem efeito a liminar solicitada pela Jobast Produções Cinematográficas e que suspendeu a licitação nº 003/2015, da Secretaria de Estado da Educação. O certame fora ganho pela VAT Tecnologia de Informática e envolve serviços de produção e transmissão de aulas via satélite. O conselheiro autorizou o prosseguimento da licitação.

DILMA SOB TUTELA

O deputado federal Artur Bisneto (PSDB/AM) jogou pesado ao criticar a retomada pelo governo petista do modelo de pagamento de outorgas em infraestrutura no país, instituído por FHC e criticado tanto por Lula quanto por Dilma Roussef, a qual o deputado disse estar sob a tutela do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que adotou o modelo novamente. Bisneto diz ainda que o sistema de menor preço, adotado por Lula/Dilma é demagogo e trouxe prejuízo ao país.

A VISITA DE MANGABEIRA UNGER

A visita do atual estrategista do governo aos líderes políticos locais, o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto, não deve refletir somente o interesse na necessidade de “replanejar” o Brasil a partir de um modelo federalista cooperativo. O ministro Roberto Mangabeira Unger é um teórico social mais alinhado ao neoliberalismo tucano, embora possa ser rotulado entre os petistas mais destacados. Faz parte da “constelação de intelectuais do Terceiro Mundo ativa no Primeiro Mundo”, onde em 1971 tornou-se um dos mais jovens professores de Harvard. Em 2014 já preconizava o esgotamento do modelo de crescimento econômico do país, embora aliado de Dilma. É um homem acostumado a “alinhavar” mudanças.

INVESTIMENTO EM MATERIAL HUMANO

Nos próximos dias 64 alunos-oficiais, futuros tenentes da Polícia Militar completarão sua formação no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública, da SSP/AM. Ontem, durante solenidade em comemoração aos oito anos de criação do instituto, o secretário Sérgio Fontes disse que “a formação dos nossos servidores também é um grande investimento em Segurança”. A instituição já realizou cerca de 55 mil capacitações aos servidores das forças policiais e demais órgãos integrantes do sistema de segurança estadual.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.