Compartilhe este texto

Google é investigado por usar informações de e-mail para exibir anúncios indesejados

Por Portal Do Holanda

11/02/2019 10h14 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) anunciou que vai investigar o Google por violação de termos de privacidade. Segundo o órgão, a gigante das buscas estaria usando uma espécie de escaneamento de e-mails para direcionar anúncios para o usuários, baseado em suas conversas pessoais.

O DPDC também afirma que o Google não teria permissão para fazer a leitura e que o ato configura violação de seções do Marco Civil da Internet e do Código de Defesa do Consumidor.

A empresa se defende e declara que não escaneia as conversas, mas tem sim permissão concedida pelos usuários. Ela reitera que apesar da autorização, não usa o conteúdo do gmail para fins publicitários e que prestará todos os esclarecimentos necessários a Justiça brasileira.

O Google vem sofrendo acusações desse tipo de crime no país desde de 201, com a primeira denúncia sendo feita pelo Ministério Público do Piauí. Se ficar comprovada a prática, a empresa de buscas vai responder a processo e pode ser ter que pagar multa de até R$ 9 milhões.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil