Mais de 70% dos alunos que concluem o ensino médio não sabem português e matemática
BRASÍLIA — Mais de 70% dos concluintes do ensino médio no Brasil não atingem o nível básico de conhecimentos em língua portuguesa e matemática, apontam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira. Os dados revelam uma estagnação dessa etapa escolar desde 2009, com viés de queda.
Em matemática, a proficiência média despencou de 275 para 270 pontos entre 2009 e 2017 no ensino médio. A variação em língua portuguesa foi mais discreta, de 269 para 268 pontos no mesmo período, mas também com tendência de diminuição.
A baixa aprendizagem também é verificada no ensino fundamental. Em português, 39,32% dos estudantes do 5º ano e 60,51% dos que estão no 9º ano têm nível "insuficiente" de proficiência. Em matemática, a proporção é de 33,12% e 63,11%, respectivamente.
Na escala desenhada pelo governo para medir os níveis de proficiência, há ainda outros dois patamares: o "básico" e o "avançado". A proporção de alunos com conhecimento "básico" em português é de 48,78% (5º ano) e 36,62% (9º ano); em matemática, de 51,35% (5º ano) e 32,39% (9º ano). No avançado, não passam de 16%.
Apesar dos índices distantes do aceitável, a grande tragédia educacional brasileira aparece no ensino médio. Nada menos que 70,5% ficaram no conceito "insuficiente" em língua portuguesa. São alunos que, apesar de estarem finalizando a educação básica e se tornando aptos a ingressar no ensino superior, não conseguem executar tarefas simples, como localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos ou reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance, segundo a escala técnica de proficiência da avaliação.
Na menção "básico", estão 27,5%% dos estudantes em língua portuguesa do fim do ensino médio. E apenas 1,64% alcançaram o nível "avançado".
Em matemática, 71,67% dos alunos estão com proficiência "insuficiente". Isso significa que eles não são capazes de resolver problemas utilizando proporcionalidade ou problemas de contagem com uso do princípio multiplicativo. A proporção de alunos que alcançaram o nível "básico" é de 23,81% e 4,52% estão no "avançado" em matemática.
A última edição do Saeb, cujos resultados foram anunciados nesta quinta-feira, foi aplicada pelo governo em 2017 para estudantes de escolas públicas e privadas. A avaliação oficial em português e matemática é um dos componentes que formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb conjuga a nota do Saeb com dados de aprovação, reprovação e abandono, e será divulgado na próxima segunda-feira.
O governo, que divulga apenas os dados do Ideb, justificou a apresentação separada dos dados do Saeb porque considera "absolutamente preocupante" os resultados das avaliações aplicadas aos estudantes brasileiros. "O objetivo é dar maior visibilidade para os resultados de aprendizagens de modo a possibilitar o aprofundamento na reflexão dos dados e fomentar o redesenho das políticas públicas baseadas nessas evidências", informou comunicado do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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