Compartilhe este texto

Médico é condenado a 1 ano por transmitir hepatite C a pacientes

Por Portal Do Holanda

03/08/2018 15h04 — em
Brasil


Foto: Girlene Medeiros/G1

O médico Edison Saraiva Neves responsável por fazer quatro pacientes contraírem o vírus da hepatite C foi condenado pela Justiça a um ano de prisão. A pena, no entanto, foi substituída por prestação de serviços comunitários. Cabe recurso.

Segundo o G1 Distrito Federal, de acordo com a acusação do Ministério Público, os crimes ocorreram entre 2 de abril e 23 de maio de 2013, na clínica Bioox Salute. No local, os pacientes foram submetidos a um tratamento experimental de hemoterapia, que consistia em tirar o sangue da pessoa, centrifugar e injetar de novo apenas o plasma e as plaquetas.

O objetivo era tratar problemas como fibromialgia e fadiga crônica. No entanto, o procedimento não tem fundamentação científica nem autorização legal para ser realizado, segundo o MP. Edison Saraiva Neves era responsável técnico da clínica. Ela foi interditada porque não tinha licenciamento para realizar os procedimentos.

Durante o processo, o médico reconheceu que é uma técnica experimental, mas afirmou "que, na medicina esportiva, essa técnica é usada há muito tempo para tratamento das lesões". Segundo o médico, mais de 100 pacientes realizaram o procedimento e "somente os quatro" foram contaminados.

O médico também afirmou que é "muito difícil" de dizer que as vítimas contraíram hepatite C após os procedimentos porque "a doença pode ser transmitida de várias formas".

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, hepatite C, médico, Brasil

+ Brasil