Compartilhe este texto

Portugal reconhece pela 1ª vez culpa por escravidão no Brasil e fala em reparação

Por Portal Do Holanda

24/04/2024 11h00 — em
Brasil


Foto: José Cruz / Agência Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta terça-feira (23), pela primeira vez na história, que o país é culpado pelas séries de crimes contra escravos e indígenas no Brasil. 

A declaração foi feita nesta terça, em conversa com correspondentes estrangeiros. Rebelo de Sousa disse ainda que sugeriu a seu governo fazer reparações pela escravidão e afirmou que seu país "assume total responsabilidade pelos danos causados", como massacres a indígenas, a escravidão de milhões de africanos e bens saqueados. 

Vale lembrar que ano passado o chefe de Estado disse que o Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a pedir desculpas completas. Nesta terça, contudo, ele alegou que desculpas não eram o suficiente. 

Essa é a primeira vez que um presidente de Portugal reconhece a culpa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil