Compartilhe este texto

Centro de Idiomas oferta curso no Amazonas

Por Portal Do Holanda

03/04/2017 13h22 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Localizado na tríplice fronteira entre Colômbia e Venezuela, o município de São Gabriel da Cachoeira (distante 853 km de Manaus) foi o primeiro município no Brasil a cooficializar as línguas indígenas Nheengatu, Tukano e Baniwa. A cooficialização aconteceu por meio da Câmara de Vereadores local com a aprovação da Lei nº 145, de novembro de 2002. E o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) por meio do campus São Gabriel da Cachoeira (CSGC) iniciou em março deste ano, a primeira turma de Nheengatu, ou língua geral, para servidores do campus.

O curso tem carga horária de 180 horas e é ofertado duas vezes por semana. As aulas são ministradas pelo professor indígena, Edilson Martins Melgueiro ou Kadakawali seu nome indígena na língua baniwa. Inicialmente, o curso atenderá a comunidade acadêmica do campus, sendo posteriormente, ofertada ao público de São Gabriel da Cachoeira. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Centro de Idiomas e, pretende em 2017, ofertar o ensino das línguas baniwa e tukano no município.

Segundo Melgueiro, no Amazonas vivem atualmente 69 povos indígenas e aproximadamente 30 línguas indígenas são faladas.

A proposta é que ao final do curso, materiais didáticos direcionados à área de agricultura, pesca entre outros sejam produzidos com tradução para as línguas nheengatu, baniwa e tukano para que sirvam de subsídio no ensino técnico e tecnológico ofertado no IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira.

E para o diretor-geral do campus, Elias Brasilino, futuramente o campus ofertará o curso Licenciatura em Linguística - Língua Portuguesa com ênfase em Língua Indígena. "A finalidade do curso é habilitar professores para implementar oficialmente o ensino da língua indígena na rede pública e no âmbito da região do Alto Rio Negro, surgindo assim, o primeiro magistério em língua indígena no país", ressaltou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Centro de Idiomas, IFAM, sao gabriel da cachoeira, Amazonas

+ Amazonas