Compartilhe este texto

A primeira tentativa de transplantar uma cabeça humana gera repercussão no mundo

Por Portal Do Holanda

27/02/2015 2h38 — em



Um médico italiano está se preparando para realizar o primeiro transplante de cabeça no mundo.

Dr. Sergio Canavero, um cirurgião italiano, acredita ser capaz de realizar o procedimento para dar às pessoas um novo e saudável corpo.

Sua intenção é ajudar pacientes com lesões na medula espinhal, doenças musculares ou pessoas cujos corpos estão afetados pelo câncer.

Segundo o médico, o procedimento envolveria dois pacientes: um com morte cerebral e outra com algumas das lesões mencionadas acima.
A cabeça saudável seria removida e colocada no corpo saudável. Uma vez que todo o procedimento terminasse, o paciente seria colocado em coma por quatro semanas para que a cabeça seja completamente fixada no novo corpo.
Canavero deve anunciar seus planos em uma conferência realizada no fim deste ano. Caso receba apoio de outros médicos, deve realizar a primeira operação do tipo em 2017.

A cirurgia

Neste mês, o cirurgião publicou um material com técnicas diferencias que ele acredita que irão permitir a realização do transplante. As técnicas envolvem o resfriamento das partes do transplante para estender o tempo que as células do corpo podem sobreviver sem oxigênio. Antes da medula espinhal de cada pessoa ser cortada, o tecido que envolve o pescoço é dissecado e a maior parte dos vasos sanguíneos são conectados através de pequenos tubos. Segundo o cirurgião, o corte das medulas é a chave para o procedimento.

A cirurgia conecta a medula da cabeça do doada ao novo corpo e sutura os músculos. O plano cirúrgico consiste em manter pessoa que recebeu a cabeça em coma induzido por três ou quatro semanas para evitar que ela se mova. Nesse tempo, eletrodos implantados no corpo irão estimular a medula — de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, esse estímulo pode fortalecer as novas conexões nervosas.

A respeito da possibilidade de rejeição do sistema imunológico ao transplante, o médico diz não pensar que seja um grande problema atualmente. Segundo ele, isso se deve ao uso de substâncias capazes de controlar a aceitação de grandes partes de tecido nervoso, assim como ocorre em transplantes de coração e fígado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+