Compartilhe este texto

Bolsonaro pede desculpas por declarações do filho sobre fechar STF

Por Portal Do Holanda

23/10/2018 6h25 — em
Política


Foto: Reprodução/TV Globo

RIO — Diante da reação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) às declarações do deputado Eduardo Bolsonaro(PSL-SP), que falou, em vídeo, sobre a possibilidade de fechar a Corte, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro , disse ontem que o filho reconheceu o erro. Ao Jornal Nacional , Bolsonaro se desculpou pelo episódio.

— Isso ocorreu há quatro meses, eu não tinha conhecimento. Ele diz que respondeu a uma pergunta sem pé nem cabeça, até houve a palavra brincadeira no meio daquilo. Conversei com ele, ele reconheceu o seu erro, pediu desculpas. Eu também, em nome dele, peço desculpas ao Poder Judiciário. Não foi a intenção dele atacar quem quer que seja. E eu espero que, como todos nós podemos errar, que os nossos irmãos do Poder Judiciário deem por encerrada essa questão. — disse, pedindo que a Justiça dê por “encerrada a questão”.

Bolsonaro também enviou   uma carta ao decano do tribunal, ministro Celso de Mello, para tentar desfazer o mal-estar. No documento, ele afirma que o Supremo “é o guardião da Constituição e todos temos de prestigiar a Corte”. A carta do presidenciável tenta contornar o clima criado depois que o filho dele afirmou que, “para fechar o Supremo”, bastaria “um soldado em um cabo”. A fala, gravada em julho, foi classificada por Mello de “inconsequente e golpista”.

Mais cedo, Bolsonaro disse, em entrevista ao SBT, que já havia conversado com o seu filho.

— Eu já adverti o garoto, o meu filho, a responsabilidade é dele — disse.

Em um vídeo que circula nas redes, o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro, diz que “para fechar” o STF bastam “um cabo e um soldado”. O vídeo foi recebido com críticas de representantes do Judiciário, como a ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No vídeo, Eduardo Bolsonaro é perguntado por um aluno sobre uma eventual ação do STF para impedir a posse de seu pai, caso fosse eleito em primeiro turno, e qual seria a atitude do Exército neste cenário hipotético.

—Aí já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí, quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós —disse o parlamentar, para depois insinuar que os militares não teriam dificuldade em fechar o STF. — Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo — completou.

Há ainda trechos do vídeo em que Eduardo Bolsonaro ironiza o apoio da população ao STF.

—Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular em favor dos ministros do STF? Milhões na rua: “Solta o Gilmar, solta o Gilmar” (referência ao ministro do STF Gilmar Mendes).

MINISTROS DO STF REAGEM

O presidente do STF, Dias Toffoli, e ministros do tribunal se posicionaram sobre  o vídeo em que o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) , o mais votado na história das eleições no país, diz que “para fechar” o Supremo Tribunal Federal (STF) bastam “um cabo e um soldado”. Apesar de não citar diretamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro,  o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse, em nota, que “atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia” .


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: desculpas, filho de Bolsonaro, STF, Política

+ Política