Siga o Portal do Holanda

Economia

Sindicato critica proposta de reajuste salarial dos empregados da Embraer

Publicado

em

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos criticou nesta quarta-feira (11) proposta recebida por meio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de reajuste salarial dos empregados da Embraer na cidade do Vale do Paraíba.

Conforme a categoria, a proposta da Embraer foi de pagar abono de R$ 2.500 aos funcionários, sem nenhum reajuste salarial. O sindicato, por sua vez, chegou a pedir 12% no início da campanha, além de manutenção de garantias, mas baixou a proposta para a correção pela inflação e um aumento real, a ser definido.

O encontro desta quarta, na sede da Fiesp, foi o terceiro entre as partes. Para o diretor do sindicato André Luis Gonçalves, o Alemão, a Embraer demonstrou ter como objetivo congelar os salários e retirar direitos dos empregados nas unidades de São José.

"Além de oferecer apenas o abono, a empresa ainda quer que, para aceitar, a categoria abra mão de cláusulas que vetam a terceirização e permita o fim de direito à estabilidade para funcionários lesionados", afirmou.

Para outras cinco empresas ligadas ao setor aeronáutico -quatro de São José dos Campos e uma de Jacareí-, também representadas pela Fiesp na mesa de negociação, a proposta de abono é de R$ 1.000, sem aumento nos salários. As seis fábricas empregam 14.500 trabalhadores, de acordo com a categoria.

O sindicato pede 3,28%, referentes a correção inflacionária pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), reajuste real e a manutenção das cláusulas coletivas.

No ano passado, a categoria teve aumento de 3,64% (correção da inflação), sem ganho real. "Mas só o convênio médico teve reajuste de 17%, ou seja, isso sufoca o trabalhador", disse o sindicalista.

Procurada, a Embraer informou que não comenta o tema. A Fiesp, por sua vez, disse que o processo negocial encontra-se em andamento e que há previsão de nova rodada de negociação para a próxima semana.

Facções criminosas com poder de influenciar eleição para prefeito de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.