Siga o Portal do Holanda

Economia

Vivemos um momento histórico de fortalecimento da economia, diz Trabuco

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, afirmou que o país vive um momento histórico de fortalecimento da economia. Ele disse, ainda, que o cenário de juros historicamente baixos e de inflação sob controle também melhoram a gestão de risco do grande banco.

"Sentimos novos ventos em relação ao preço da economia. Nós percebemos uma grande ansiedade por transformações e entendemos que vivemos atualmente um momento histórico no fortalecimento da economia e da democracia brasileira", afirmou.

A taxa de juros brasileira recuou para a mínima histórica de 5% ao ano em um ambiente em que a economia brasileira tem tido dificuldades de crescer e o alto desemprego é um dos responsáveis para manter a inflação sob controle.

O banco espera que a economia do país cresça 0,9% neste ano e 2,2% em 2020. A expansão no próximo ano seria impulsionada pela redução da taxa Selic para 4,25% ano.

A queda de juros é acompanhada de uma maior concorrência das fintechs (empresas financeiras inovadoras) e têm pressionado os bancos a reduzir custos para enfrentar a potencial perda de receitas.

O impacto ocorre no crédito, com menor receita em empréstimos, e nas tarifas cobradas em serviços, como manutenção de conta, ante a oferta de serviços isentos nos concorrentes.

Segundo Trabuco, a transformação digital que o sistema financeiro está sofrendo deve continuar. 

"O tempo moderno não é de sutilezas e essa nova fase de digitalização pode ser vista em todas as relações econômicas e sociais. Esse é o cenário ideal para um banco como o nosso", disse, reiterando que é preciso não ter arrogância nem soberba para entender as mudanças do mercado.

Para o presidente do conselho de administração, a preservação da cultura do Bradesco é a melhor arma do banco para conseguir se posicionar nos tempos mais tecnológicos.

"É preciso ter os pés no presente e os olhos no futuro", acrescentou Trabuco. O Bradesco é conhecido por sua estrutura organizacional rígida e o banco é conhecido por promover aos altos postos de chefia executivos que começaram na base e têm amplo conhecimento do banco.

Esse é o caso do próprio Trabuco e também do atual presidente executivo, Octavio de Lazari. "A atividade bancária do Brasil é uma das mais competitivas do mundo e, para isso, é preciso um olhar permanente de quem somos e para onde vamos", concluiu ele, dizendo que o Bradesco é o "maior banco público entre os privados".

No país das mulheres, homens são cidadãos de segunda classe

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.