Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Falta de exercício durante home office pode causar prejuízos degenerativos nas articulações

Publicado

em

Foto: Pixabay Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O que muda é a patente, não a patética situação na qual Bolsonaro colocou a Suframa


O trabalho home office já é adotado por 59,9% dos brasileiros por conta do contexto de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, segundo dados de pesquisa Hibou e da plataforma de dados Indico, com 2.400 entrevistados no mês de abril em todo o país. Esta prática pode trazer conseqüências para a saúde do corpo, caso não sejam adotadas medidas de fortalecimento, principalmente, das articulações.

O alerta é do Professor Daniel Xavier, Especialista em Cinesiologia e Mestre em Biociências e Reabilitação. “Nosso corpo foi feito para o movimento, e a prova disso é a presença das articulações, a grande afetada nesse período em que passamos muito tempo sentados. Além do período de trabalho, como estamos direto em casa, passamos muito tempo sentados ou deitados, o que prejudica diretamente essas áreas”, explica.

Ainda de acordo com o Professor, o movimento do corpo é necessário para as articulações se lubrificarem e se manterem funcionais. “A subutilização pode contribuir para a aceleração degenerativa de articulações, músculos e tendões, principalmente os mais próximos à terceira idade. Isso porque ocorre a perda de sarcômeros, estruturas fundamentais na contração muscular. O ideal é que, para cada 45 a 50 minutos de atividade de trabalho, você reserve alguns minutos de descontração dessas estruturas que estão sendo utilizadas”, explica.

O quadro pode afetar tanto quem já tinha uma inatividade física acentuada, quanto quem demandava uma atividade mais intensa. Isso porque, o princípio de movimento acaba não sendo atendido. Para orientar a comunidade acadêmica, ele preparou um vídeo com movimentos que atendem as demandas básicas do corpo humano.

“São frequentes os relatos de dores nas articulações da coluna, quadril e joelhos. Observando isso, preparamos alguns movimentos de mobilidade articular para tirar essas áreas da inatividade”, explica o Professor.  “São exercícios simples que qualquer pessoa pode experimentar em casa, basta ter um espaço para que possa deitar confortavelmente”, completa.

Live

No próximo sábado, 23 de maio, às 10h, Daniel Xavier participa da live temática “Estratégias de treinamento físico e nutrição, durante o isolamento social” juntamente com o nutricionista Abner Souza Paz.

O objetivo é apresentar alternativas para o exercício físico e para manutenção de uma alimentação saudável e condizente com o atual contexto.




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.