Festival de Cinema Italiano reúne atores prestigiados no Brasil
CRÉDITOS: Manuela Scarpa/Foto Rio News
Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 25/11, a abertura do 9º Festival de Cinema Italiano no Brasil, que este ano tem os irmãos Vittorio, Paolo e Franco Brogi Taviani, como homenageados, no Auditório Ibirapuera, localizado dentro do Parque do ibirapuera, em São Paulo, com a presença do ator italiano Riccardo Scamarcio, um dos principais atores da atualidade.
Organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, na pessoa do Sr. Presdidente Edoardo Pollastri, o festival oferece ao público uma retrospectiva da carreira dos irmãos Taviani, no MIS - Museu da Imagem e do Som, exibindo produções como: "A Noite de São Lorenzo" (La Notte de San Lorenzo - 1982), "Pai Patrão" (Padre Padrone - 1977), "Kaos" (Idem - 1984), "César Deve Morrer" (Cesare Deve Morire - 2012) e "Masoch" (Idem - 1980).
A participação de Franco Brogi Taviani (Palma de Ouro em Cannes 2012), não está restrita à homenagem, pois o diretor, roteirista e produtor irá ministrar um workshop de três dias sobre a imigração italiana no Brasil, temática abordada em seu novo documentário, na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado.
Além disso, produções da nova safra da cinematografia italiana serão apresentadas na 9a. edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, inclusive o longa selecionado para representar a Itália no Oscar 2014, "A Grande Beleza" (La Grande Bellezza - 2012), de Paolo Sorrentino, e "Mel" (Miele - 2013), dirigido por Valeria Golino e exibido no Festival de Cannes deste ano. Sendo que "Una Piccola Impresa Meridionale" (Idem - 2013), de Rocco Papaleo, foi escolhido como longa de abertura do festival, que contará com a presença de um de seus atores, Riccardo Scamarcio. O encerramento do Festival será no dia 09 de dezembro, com a entrega do Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano, cujo vencedor será escolhido através de voto popular.
Nesta noite da abertura do 9º. Festival em São Paulo, além do coquetel, cerimônia de abertura presidida por Erica Bernardini (Diretora do Festival) e premiação, foi exibido o filme inaugural “Una Piccola Imprensa Meridionale” em estréia mundial, comédia dirigida por Rocco Papaleo e estrelada por Riccardo Scamarcio. Um dos laureados foi o filme ítalo-brasileiro “Diminuta” do cineasta Bruno Saglia, na pessoa da atriz Daniela Escobar (que interpretou Natália na novela “Flor do Caribe” da Globo), representando todo o elenco, que ainda traz os atores Reynaldo Gianecchini, Deborah Evelyn, Carlos Vereza, Derico Sciotti, Jane Kelly Saglia, Vanessa Jackson, Clarice Alves e Germano Pereira.
ASSUNTOS: famosos, Famosos & TV