Compartilhe este texto

Sonda da Nasa pousa em Marte nesta segunda-feira

Por Portal Do Holanda

26/11/2018 11h13 — em
Mundo


Foto: NASA/JPL-Caltech

RIO – A sonda InSight, da Nasa, deve pousar no início desta noite (horário de Brasília) em Marte, numa missão para tentar entender como o planeta - acredita-se que outrora com potencial de abrigar vida - se transformou no aparente deserto inóspito de hoje. Lançada em maio deste ano, a nave vai entrar na atmosfera marciana a quase 20 mil km/h e usará um escudo térmico, paraquedas e retrofoguetes para diminuir sua velocidade, atingindo o solo, espera-se, a apenas cerca de 8 km/h.

A operação será transmitida “ao vivo”, a partir das 16h, pela agência espacial americana , que, como o resto do mundo, só saberá se ela foi bem-sucedida ou não pouco mais de oito minutos após seu término, tempo que os sinais de rádio levam para atravessar os aproximadamente 146 milhões de quilômetros que separam o planeta vermelho da Terra nesta segunda mesmo viajando à velocidade da luz.

Como o próprio nome diz, a InSight - sigla em inglês para “Exploração do interior de Marte usando investigações sísmicas, geodésica e transporte de calor” - vai usar a sismologia e outros métodos para fazer um “raio X” do interior do planeta em busca de informações que possam explicar, por exemplo, quando, como e porquê seu campo magnético original foi “desligado”, deixando-o vulnerável à intensa radiação solar que “corroeu” sua atmosfera e “secou” sua água. Com isso, os cientistas também esperam ter melhores parâmetros para avaliar a potencial habitabilidade dos milhares de exoplanetas que estão sendo descobertos na órbita de estrelas que não nosso Sol.

- Terra e Marte foram moldados de materiais muito similares – explica Bruce Banerdt, cientista-chefe da missão InSight junto ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), Califónia, que lidera o projeto. - Porquê os planetas acabados acabaram sendo tão diferentes? Nossas medições nos ajudarão a dar a volta no relógio e entender que produziu uma Terra verdejante e um Marte desolado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: InSight, marte, Nasa, Mundo

+ Mundo