Compartilhe este texto

Aprovado remédio que cura malária em dose única, saiba mais

Por Portal Do Holanda

23/07/2018 9h16 — em
Saúde e Bem-estar



A tafenoquine, nova droga para tratar um tipo de malária causada pelo parasita Plasmodium vivax, recebeu autorização das autoridades reguladoras dos Estados Unidos para ser comercializada. As agências reguladoras de outros países analisarão a droga para verificar se recomendam o uso em seus territórios.

 Esse tipo de malária contamina cerca de 8,5 milhões de pessoas por ano e o parasita pode permanecer no fígado por anos antes de se manifestar repetidas vezes, o que dificulta o tratamento. Segundo a BBC, Cientistas descreveram a tafenoquine como uma "conquista fenomenal" no combate à malária.

Crianças, são as que mais sofrem com crises recorrentes desse tipo de malária. Quem é infectado,  se torna depósito da doença. Os mosquitos podem picar quem possui os parasitas ativos no corpo e passar a malária a outras pessoas, o que dificulta a eliminação da doença. Em dose única, a afenoquine elimina os parasitas do fígado e evita que a doença volte a se manifestar.

O remédio que existe atualmente - o primaquine- precisa ser tomado por 14 dias. O que acontece é que muitas pessoas param de tomar os comprimidos quando começam a ser sentir bem. Algumas parasitas podem sobrar e voltar a se manifestar no futuro.

A intenção é que agentes reguladores de países com altas taxas de malária analisem o medicamento, para começar a utilizá-lo no tratamento da doença.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: malária, remédio, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar