Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Amazonas é autorizado a captar recursos no exterior por manter a floresta conservada

Publicado

em

Foto: Foto: Alex Pazuello / Semcom Foto: Foto: Alex Pazuello / Semcom
Foto: Foto: Alex Pazuello / Semcom

Manaus/aM - O Itamaraty autorizou que o Amazonas capte recursos diretamente com o Governo da Alemanha para a implementação do programa REDD+ Pioneiros Amazonas (no inglês, REDD Early Movers - REM Amazonas), que visa recompensar financeiramente o Estado por manter a floresta conservada. A abordagem inovadora de financiamento tem alta visibilidade internacional e poderá render ao Amazonas, inicialmente, uma captação de 10 milhões de euros junto ao banco alemão KfW. O programa será apresentado ainda a outros países durante a Conferência do Clima da ONU (COP 25), que teve início na segunda-feira (02/12) em Madri, na Espanha.

Com a autorização pelo Governo Brasileiro, a Agência Brasileira de Comércio (ABC), vinculada ao Itamaraty, apoiará a construção do projeto em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas. Atualmente, na Amazônia, apenas o Acre e Mato Grosso possuem programas de REM em implementação.

A proposta para implementação do REM Amazonas foi apresentada na última semana, em reunião no Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), em Bonn, na Alemanha. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, os esforços de conservação do Amazonas serão medidos em emissões evitadas de gás carbônico, resultando em recursos financeiros para aprimorarmos a matriz produtiva do Estado, conservando floresta e gerando renda para a população.

Captação de recursos - Como objetivo, o Amazonas visa captar recursos por meio de mecanismos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) para ações de regularização fundiária, zoneamento ecológico e econômico e aprimoramento do sistema de licenciamento do Amazonas.

O programa terá como foco o sul do Estado, que sofre maior pressão do desmatamento, parte dos municípios do Baixo Amazonas e os municípios de área de abrangência da BR-319.




Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.