Compartilhe este texto

Cadeia produtiva da borracha finaliza encontro no Amazonas nesta quinta

Por Portal Do Holanda

28/11/2019 14h03 — em
Amazonas



Manaus/AM - O resgate e a revitalização da cadeia produtiva da borracha estão entre as prioridades do Governo do Amazonas, que realiza, durante a primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), o Encontro de Lideranças da Cadeia Produtiva da Borracha Natural. O evento iniciou na quarta (27) segue até esta quinta-feira (28/11), com a visita a uma fábrica de beneficiamento da borracha em Iranduba.

Quinze representantes de organizações (associações e cooperativas de extrativistas) que trabalham com a extração de látex de seringa participam da atividade, organizada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, tecnologia e Inovação (Sedecti).

De acordo com a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, o Governo do Amazonas tem investido no setor primário, e isso é bom para as atividades produtoras. “No que diz respeito à cadeia produtiva da borracha, o Idam está trabalhando o Projeto Prioritário específico para a atividade e inicialmente envolve 11 municípios do Amazonas. Outro incentivo para a cadeia são as subvenções federal e estadual”, destacou.

O presidente da ADS, Flávio Antony, falou sobre o evento. “Por ser uma ação com atividades voltadas à sustentabilidade, esse evento tem tudo a ver com a ADS. A Agência vai, por meio de seus programas de Governo, sentar junto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus e com a Secretaria de Planejamento para buscar as melhores alternativas para o novo modelo econômico sustentável que se tenta implementar no Estado do Amazonas”.

Durante a abertura da fesPIM, o governador Wilson Lima destacou o pagamento da subvenção da borracha, que será retomado em 2020, e anunciou a implementação da subvenção do pirarucu também para o próximo ano.

Foto: Divulgação/Idam


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cadeia produtiva da borracha, fesPIM, governo do amazonas, Látex, Amazonas

+ Amazonas