Siga o Portal do Holanda

Baixo Amazonas

Comunidades do Amazonas recebem equipamentos e implementos agrícolas

Publicado

em

Para secretária do FPS, Kathelen dos Santos, equipamentos modernizam procedimentos - Foto: Breno Brandão/FPS Para secretária do FPS, Kathelen dos Santos, equipamentos modernizam procedimentos - Foto: Breno Brandão/FPS
Para secretária do FPS, Kathelen dos Santos, equipamentos modernizam procedimentos - Foto: Breno Brandão/FPS

Manaus/AM - O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) entregou, nesta quinta-feira (23/01), implementos e equipamentos agrícolas para quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

Foram contempladas a Associação dos Moradores do Distrito de Terra Preta do Limão, a Cooperativa de Agricultura Familiar da Comunidades de Santa Antônio do Mamoriacá (Coopsan), a Associação dos Pecuaristas de Boa Vista de Ramos (APBVR), a Associação dos Moveleiros e de Artefatos de Boa Vista do Ramos (AMABVR).

Equipamentos

 A Associação dos Moradores do Distrito de Terra Preta do Limão recebeu um trator agrícola 50 CV, uma grade aradora, uma roçadeira RC 1300 e uma carreta agrícola.

Entre os equipamentos entregues para a Coopsan estão 27 kits de casa de farinha e ferramentas. Os equipamentos da APBVR consistem em um trator agrícola de pneus 75cv turbo a diesel, uma grade hidráulica, uma carreta agrícola de dois eixos, uma lâmina frontal e um perfurador de solo kit de três brocas.

Já a Associação dos Moveleiros e de Artefatos de Boa Vista do Ramos (AMABVR) recebeu uma plaina quatro faces moldureira, uma furadeira horizontal e um molde para fabricação de cabos de vassoura, palitos de dente e espetos de churrasco.

Produção e renda

Atualmente, a principal fonte de renda do Distrito de Terra Preta do Limão é a comercialização de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, além da piscicultura, que abastece toda a região.

Em paralelo à criação de gado e à produção de leite e derivados, todos os associados possuem pequenas produções de mandioca, hortaliças e frutíferas. A Coopsan, por exemplo, produz em média 60 sacas de farinha por semana, além de cultivar banana, hortaliças e abacaxi.

A ação do FPS vai viabilizar o desenvolvimento de atividades da agricultura familiar na APBVR, principalmente na criação de bovinos e bubalinos. Anualmente, são comercializados 200 unidades de bovinos vivos para abate, 20 mil litros de leite in natura, 5 toneladas de queijo coalho e manteiga, 250 sacas de farinha de mandioca, 8 mil unidades de melancia, 10 toneladas de banana, 2 toneladas de cará e 20 toneladas de abóbora jerimum.

Inovação

 Na AMABVR, que desenvolve atividade de extrativismo madeireiro e não madeireiro, são empregados diretamente 20 colaboradores nas unidades de produção de móveis e artefatos de madeira. Anualmente, são comercializados 1.200m³ de prancha de madeira manejada.

Graças ao equipamento (plaina quatro lâminas) recebido do FPS, a associação será a primeira fábrica do estado do Amazonas a fabricar espetos de churrasco, palitos de dente e cabos de vassoura. Estima-se uma produção de 20 a 50 mil cabos de vassoura por mês. O equipamento também tem a capacidade para produzir tabique, molduras e piso vinílico (tábua macheada).

Para a secretária executiva do Fundo de Promoção Social, Kathelen dos Santos, os equipamentos e implementos trarão modernidade aos agricultores. “O setor primário é uma das prioridades do Governo Wilson Lima, e por meio de sua determinação o Fundo de Promoção Social tem monitorado e custeado projetos visando a autossustentação do pequeno agricultor, gerando emprego e renda, com o objetivo de desenvolver a agricultura familiar e alavancar a economia do estado”.

O Presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar da Comunidades de Santa Antônio do Mamoriacá (Coopsan), João Nogueira, disse: “A gente se sente feliz por ser beneficiado pelo Governo do Estado. Com a chegada dos equipamentos vamos ter mais tecnologia e vamos poder aumentar a produção”.

Bolsonaro passou dos limites

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.