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Dona de casa gastava R$ 3 mil com conta de água por falta de orientação em Manaus

Por Portal Do Holanda

10/01/2019 13h34 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Ageman

Manaus/AM - Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), estrutura ligada à Prefeitura de Manaus, retomaram o trabalho de orientação aos consumidores, que devido ao desperdício passaram a registrar gastos elevados nas contas de água. 

O caso mais recente ocorreu no bairro Colônia Santo Antônio, na zona Norte de Manaus, onde após a instalação do hidrômetro, uma dona de casa viu a conta de água saltar de R$ 40 para até R$ 3 mil/mês e, por não ter mais condições de pagar a dívida, teve o fornecimento de água suspenso pela concessionária. A usuária recorreu ao Ministério Público do Estado (MPE-AM) que acionou a Ageman para auxiliar a dona de casa.

Técnicos foram até a residência da usuária e identificaram que a consumidora não havia recebido qualquer orientação por parte da empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, no momento da instalação do hidrômetro. No imóvel moram cinco pessoas, entre elas uma idosa de 85 anos e uma pessoa com deficiência. 

Os débitos da consumidora somavam R$ 14 mil e após o trabalho de orientação feito pela prefeitura, a empresa restabeleceu o abastecimento de água do imóvel e parcelou a dívida em valores acordados pela concessionária e a usuária.  

“Identificamos o desperdício, fizemos um trabalho de orientação e consumo racional da água, sugerindo que o uso da caixa d´água de 500 litros. Depois disso solicitamos o refaturamento da dívida e a retomada do abastecimento de água. Daqui pra frente será vida nova. Agora, a usuária terá um consumo de acordo com aquilo que ela pode pagar”, disse a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares. 

A Ageman orienta os usuários a acompanharem mensalmente o consumo de água, a fim de identificar desperdícios e gastos elevados. O trabalho de conscientização pode ser solicitado por meio do 0800-092-3511 ou diretamente na Ouvidoria da Ageman, localizada no Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, além do e-mail [email protected] ou também pelo site ageman.manaus.am.gov.br.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: conta de água, desperdício, Manaus, Amazonas

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