Compartilhe este texto

Em Manaus, varejo tem perdas nas vendas de 5,95%

Por Portal Do Holanda

20/05/2019 11h25 — em
Amazonas



A Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) divulgou nesta segunda-feira, 20, a Pesquisa Conjuntural de Desempenho do Comércio Varejista de Manaus referente ao mês de março, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas (Ifpeam) com os principais indicadores de desempenho do varejo de Manaus.

De acordo com a pesquisa, o índice geral do faturamento bruto do varejo apresentou variação positiva de 0,38% quando comparado em relação a fevereiro deste ano, em parte, devido ao aumento de 2,67% no comércio de bens não duráveis. No entanto, em relação a março de 2018, a variação geral foi negativa em 5,95%, em parte devido à queda de 9,44% no índice do comércio de materiais de construção. Na análise da série histórica, com exceção do comércio automotivo e de materiais de construção, todos os demais ramos de atividade analisados apresentaram variação positiva em seus índices quando comparados em relação ao último mês.

O índice de emprego do comércio varejista de Manaus não variou quando comparado a fevereiro deste ano. No entanto, na comparação em relação a março do ano passado, o índice geral variou positivamente em 0,24%, por conta do índice de bens semiduráveis, que subiu 0,98%. Na análise da série histórica é possível observar pequena recuperação nos índices de bens duráveis, semiduráveis e de material de construção quando comparados em relação ao mês anterior.

A folha de pagamento do setor de varejo apresentou variação negativa de 0,74%, quando comparado em relação ao último mês. Na comparação em relação a março de 2018, o índice geral também foi negativo em 3,63%, devido em parte à queda de 4,38% no comércio de bens automotivos. Na análise da série histórica todos os ramos de atividades avaliados apresentaram queda em seus índices quando comparados em relação aos últimos três meses deste ano.

Entre as demais conclusões da pesquisa, o estudo do Ifpeam enfatiza que o nível de estoque apresentou queda de 7,62% no seu índice, quando comparado a março de 2018. As vendas brutas apresentaram variação negativa de 0,19%, quando comparado em relação a fevereiro deste ano, enquanto o pagamento a vista foi responsável por 60,7% das vendas no mês de março deste exercício.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: comércio, faturamento, Fecomercio, Manaus, varejo, vendas, Amazonas

+ Amazonas