Compartilhe este texto

À espera de cirurgia no coração, bebê morre dentro de hospital por falta de leito em Manaus

Por Portal Do Holanda

17/05/2019 9h00 — em
Amazonas


Foto: Arquivo pessoal

Manaus/AM - Uma bebê de apenas três meses morreu nesta quinta-feira (16), no Hospital Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova, Zona Norte. Ela aguardava uma cirurgia no coração que não foi realizada porque não havia leito disponível na unidade.

O hospital chegou a divulgar que a criança havia passado pelo procedimento e morrido no pós-operatório, mas voltou atrás depois que a família indignada desmentiu a versão.

Helena Vitória Pascoal, nasceu com má formação no órgão que não conseguia bombear o sangue sozinho. Ela precisava passar pelo cirurgia com urgência, mas a mesma foi adiada na semana passada porque a criança apresentou quadro de infecção urinária.

Remarcada para a quarta-feira passada (15) a operação voltou a ser cancelada porque três leitos da UTI pediátrica estavam interditadas por conta de um vazamento no telhado, os outros estavam ocupados.

Helena não resistiu à espera e morreu na manhã de ontem. Durante o velório dela, o hospital divulgou a informação errada, na qual afirmou que a menina tinha sido operada e morrido logo depois.

Por isso, os pais abriram o caixão e a roupa dela e mostraram a todos que a cirurgia nunca foi realizada. O pai ainda contou que minutos antes do óbito Helena tomou um antibiótico que teria complicado o quando de saúde dela e acelerando a morte.

O Francisca Mendes afirmou que a situação da bebê era muito grave e que a cirurgia foi de fato adiada, mas não explicou por que informou  a imprensa que o procedimento aconteceu. O hospital apenas pediu desculpa a família e imprensa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bebê, Manaus, morte, Amazonas

+ Amazonas