Siga o Portal do Holanda

São da mesma família

FVS descarta doença infecciosa como causa das quatro mortes de crianças no Amazonas

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM) divulgou, na segunda-feira (2), relatório parcial em relação à investigação de um evento inusitado, que vem afetando pessoas de um mesmo grupo familiar e que resultou na morte de quatro crianças menores de 5 anos, ocorridas entre setembro e novembro de 2019, no município de Codajás.

A equipe técnica de epidemiologistas e sanitaristas da FVS-AM e um infectologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que está no município, esclareceu que os primeiros resultados da investigação apontam para um evento restrito ao grupo familiar e descarta a suspeita de doença infecciosa ou de agravo que possa atingir a população em geral.

Conforme a FVS-AM, a suspeita é de intoxicação no ambiente doméstico das crianças. “Foram coletadas pelas vigilâncias sanitária e ambiental amostras dos pacientes e do ambiente para exame toxicológico a ser realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS), visando o esclarecimento das causas”, afirmou a diretora-presidente do órgão, Rosemary Costa Pinto.

A investigação epidemiológica apontou que dois dos óbitos não têm relação com os casos, sendo um por crise de asma grave e o outro por pneumonia com evolução para infecção generalizada. Seguem em investigação os outros dois óbitos, que ocorreram na mesma família. “A equipe técnica identificou no total 7 casos semelhantes não fatais, em pacientes da mesma família, com os sinais e sintomas relacionados aos dois óbitos das crianças”, disse.

Rosemary informa que todos tiveram uma síndrome neurológica aguda. “Os sintomas comuns foram: vômitos, produção excessiva de saliva, visão dupla e fraqueza nas pernas”, relatou.

A FVS-AM também acompanha os casos de outras duas crianças da cidade que estão internadas. Uma está no município e a outra em Manaus, com o mesmo quadro clínico apresentado pelos os outros pacientes.

Servidores do Amazonas reagem a 'mordida' de salários pelo governo

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.