Compartilhe este texto

Governo recua da compra de soro após denuncia de superfaturamento

Por Portal Do Holanda

16/01/2019 10h26 — em
Amazonas


Foto: Bruno Zanardo/Secom

Manaus/AM - Após Wilson Lima (PSC) anunciar a compra de soro fisiológico acima do preço no último dia 10, vindo de Goiás com superfaturamento de 350% em relação ao produto vendido por fornecedores locais, conforme denúncia feita pelo Portal do Holanda, o Governo do Estado anunciou na última terça-feira (15) que não faria mais a compra. A informação foi divulgada pelo governador em exercício e secretário de saúde, Carlos Almeida Filho (PRTB), durante reunião com fornecedores de medicamentos.

A explicação para a desistência da compra do soro superfaturado foi que um dos fornecedores do governo voltou a realizar o reabastecimento para atender a demanda da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) até que o governo faça a compra de forma planejada.

“Da feita que foi anunciada essa situação crítica do Estado, os fornecedores que tinham atas com o Estado do Amazonas acabaram informando que existia uma logística para fornecimento ao longo desta semana, que dispensaria a aquisição de forma aérea. E um dos motivos disso é justamente que o Estado se encontra em débito com esses fornecedores (das gestões passadas), o que teria causado uma evidente recalcitrância. Um dos motivos dessa reunião é inclusive para evitar que situações como essa se repitam”, afirmou o governador em exercício e secretário de saúde, Carlos Almeida.

A justificativa de Wilson Lima era de que a compra do soro por R$ 12 era de forma emergencial, por isso tinha de ser de um fornecedor de Goiás, enquanto que os fornecedores locais vendem o produto por R$ 2,67, conforme a demanda. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, soro superfaturado, wilson lima, Amazonas

+ Amazonas