Siga o Portal do Holanda

Ciência

Hemoam estuda contaminação por bactérias em hospitais de Manaus

Publicado

em

Pesquisadores da área de bacteriologia da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizaram estudo para avaliar bactérias que são capazes de causar doenças graves nos pacientes internados em hospitais que apresentaram mecanismos de resistência aos antibióticos. O projeto, já  concluído, teve fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Intitulado “Epidemiologia molecular de Staphylococcus epidermidis multirresistentes”, o estudo foi coordenado pelos pesquisadores Cristina Motta Ferreira e William Antunes Ferreira, e executado pelo grupo de pesquisa da área de bacteriologia do Hemoam. Segundo Cristina, a pesquisa buscou verificar se os profissionais que trabalham no Hemoam estariam “carreando”, em suas vestimentas ou em algumas partes do corpo, bactérias resistentes aos antibióticos comumente utilizados no tratamento de infecções causadas por esses agentes e, caso encontrada alguma dessas bactérias, estudar com ferramentas da biologia molecular os “mecanismos de resistência”.

“A importância dessa pesquisa é que esses patógenos são capazes de causar doenças graves nas pessoas, principalmente em pacientes internados nos hospitais ou que possam estar sob tratamento de medicamentos que comprometam ou reduzam a capacidade de defesa ou resposta imune do organismo”, conta.

Coleta de amostras

Conforme Cristina Motta, foram coletadas amostras das mãos, nariz e jalecos dos profissionais da saúde do Hemoam. No total, 230 profissionais, com média de idade de 44 anos, submeteram-se à coleta.

“Buscamos também conhecer a origem ou a fonte dessas bactérias nos profissionais, apoiar a clínica com o diagnóstico laboratorial dessas infecções, e assim sugerir estratégias para evitar a disseminação. Quanto mais pesquisarmos e conhecermos sobre um determinado tipo de patógeno e os processos pelos quais eles se disseminam, seja no Hemoam, seja em outros hospitais ou centros de saúde, melhor será a prevenção da disseminação, da transmissão, das infecções e dos possíveis danos causados aos pacientes”, explica.

Fotos: Érico Xavier

Facções criminosas com poder de influenciar eleição para prefeito de Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.